F1: Piastri quebra recorde australiano de vitórias em um único ano

Oscar Piastri alcançou mais uma marca história no GP da Bélgica: tornou-se o piloto australiano com mais vitórias em uma única temporada da Fórmula 1, superando os lendários Sir Jack Brabham e Alan Jones. O triunfo no circuito de Spa-Francorchamps foi o sexto do piloto da McLaren em 2025, após vencer também na China, Bahrein, Arábia Saudita, Miami e Espanha.

A conquista veio de forma sólida. Piastri ultrapassou o companheiro de equipe Lando Norris logo na primeira volta, em uma largada em movimento devido à pista molhada, e assumiu a liderança da prova. Sem ser ameaçado ao longo da disputa, cruzou a linha de chegada com tranquilidade e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato para 16 pontos.

Race winner Oscar Piastri (AUS) McLaren celebrates in parc ferme.
Foto: XPB Images

O recorde anterior pertencia a Jack Brabham, que venceu cinco provas em 1960, todas consecutivas, enquanto buscava seu segundo título mundial. O mesmo número foi igualado por Alan Jones, campeão em 1980. No século 21, o piloto com mais vitória em um único ano até então era Mark Webber, que venceu quatro provas em 2010. Em segundo, agora terceiro, estava Daniel Ricciardo, que anotou três triunfos.

Piastri também alcançou a marca de oito vitórias na carreira, igualando-se a Daniel Ricciardo e ficando a apenas uma de Mark Webber, seu atual empresário, que venceu nove vezes. Mais à frente no ranking de vitórias entre australianos estão Alan Jones, com 12, e Brabham, com 14, número que ainda pode ser batido pelo piloto da McLaren este ano ao longo das 10 etapas restantes no calendário.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.