F1: Piastri indica revisão das ‘regras papaya’ na McLaren

Oscar Piastri indicou que a McLaren pode rever suas chamadas ‘regras papaya’ antes da temporada 2026 da Fórmula 1, após uma análise interna feita durante o inverno europeu. O piloto australiano, que brigou pelo título em 2025 com seu companheiro de equipe Lando Norris, afirmou que alguns episódios do ano passado o deixaram em desvantagem durante momentos decisivos.

As ‘regras papaya’ se tornaram públicas em 2024 e são entendidas como um acordo interno para evitar contatos entre os pilotos da equipe. A orientação foi confirmada por Andrea Stella e Zak Brown, que sempre reforçaram a importância de permitir a disputa limpa, sem incidentes entre os carros laranja.

Ainda assim, Piastri viveu momentos de frustração durante o campeonato de 2025. No GP da Itália, após um pit-stop lento de Norris, o australiano foi instruído a devolver a segunda posição ao britânico antes de ser liberado para disputar. Piastri afirmou pelo rádio que entendia pit-stops lentos como algo “parte das corridas”, mas respeitou o pedido da McLaren.

O cenário voltou a gerar discussão em Cingapura, quando Norris forçou a ultrapassagem na abertura da prova e empurrou Piastri para fora da pista na curva 2, tomando a terceira posição. Na ocasião, não houve orientação para que Norris devolvesse a posição, o que gerou nova insatisfação interna.

(L to R): Zak Brown (USA) McLaren Executive Director celebrates in Sprint qualifying parc ferme with pole sitter Oscar Piastri (AUS) McLaren.
Foto: XPB Images

No fim da temporada, uma queda de rendimento nas corridas finais custou o título ao australiano, que terminou em terceiro no campeonato, atrás de Norris e Max Verstappen. Antes do início da nova campanha, Piastri reconheceu que o assunto não é tão dramático internamente quanto parece do lado de fora. “Isso é muito falado”, afirmou ao Channel 9. “Nos bastidores é uma discussão menor e um assunto menor do que parece.”

Segundo ele, a McLaren já iniciou o processo de revisão das diretrizes internas. “Nós temos nosso jeito de correr, e ele está em constante evolução. Fizemos uma revisão e já estamos analisando se queremos manter tudo exatamente igual ou mudar algumas coisas”, disse. “Vamos entender completamente isso antes de corrermos de novo.”

Piastri destacou que não vê má intenção no sistema, e que eventuais ajustes podem facilitar a vida dos dois pilotos em disputas diretas. “Para mim, as intenções sempre foram as corretas, e vamos fazer alguns ajustes se acharmos necessário, para tentar tornar as coisas mais fáceis para nós.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.