Oscar Piastri comentou sobre as mudanças significativas que a nova geração de carros da Fórmula 1 trará para os pilotos, afirmando que o comportamento dos novos carros é ‘bastante diferente’ em relação à era dos carros com efeito solo. Com as reformas que aconteceram nos regulamentos de unidades de potência e chassi a partir da temporada 2026, o piloto australiano destacou como essas alterações exigirão adaptação.
Piastri mencionou que a mudança nas unidades de potência será uma grande tarefa para os pilotos, pois as unidades anteriores estavam em uso desde 2014, e agora os motores passam a ter uma divisão de 50/50 entre potência de combustão e elétrica: “Acho que vai ser um grande desafio para todos nós. Obviamente, os carros estão mudando, mas as unidades de potência, especialmente, serão um grande desafio”, disse Piastri. Ele também reforçou a importância dos testes para ajudar na adaptação: “Isso é parte do motivo pelo qual temos tantos testes este ano”, afirmou.

Além disso, o piloto da McLaren ressaltou que o novo chassi dos carros se comporta de maneira distinta em relação aos modelos anteriores, exigindo dos pilotos uma nova forma de pilotagem: “Os carros se comportam de forma bem diferente em comparação com os últimos anos. Então, acostumar a tantas coisas novas será excitante e um ponto onde você pode fazer a diferença”, concluiu Piastri, demonstrando entusiasmo com os desafios que a nova era da F1 trará.
