Oscar Piastri não irá receber punição no grid do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1, mesmo depois de não conseguir cumprir a penalidade recebida no GP do Azerbaijão.
O piloto australiano, líder do campeonato, foi punido com cinco segundos por queimar a largada em Baku, mesma infração cometida por Fernando Alonso. Só que Piastri não chegou a servir a penalidade, já que abandonou a corrida logo na primeira volta após errar na curva 5 e bater forte contra o guard-rail.
O abandono levantou dúvidas se a punição poderia ser transformada em perda de posições no grid em Singapura. Mas segundo o regulamento da FIA, uma única penalidade de cinco segundos não é transferida para a corrida seguinte em caso de abandono.
O documento oficial da Fórmula 1 explica:
“Nos casos em que há uma única penalidade de cinco segundos que o piloto não consegue cumprir devido ao abandono, os comissários não a converterão em punição no grid para a corrida seguinte. No entanto, se houver mais de uma penalidade, os comissários podem convertê-las em punição no grid.”
Com isso, Piastri sua vantagem no campeonato de pilotos caiu para 25 pontos depois da corrida em Baku. O australiano terá a chance de se recuperar em Singapura sem carregar nenhuma punição.
