F1: Piastri é punido por lance com Magnussen e perde segundo lugar no grid

Oscar Piastri não vai mais largar da primeira fila do GP da Emília-Romanha da F1. Horas após a conclusão da classificação deste sábado (18), a direção de prova aplicou uma punição ao australiano, que saiu do segundo posto para a quinta colocação.

A sanção foi aplicada ao titular da McLaren por conta de um lance envolvendo Kevin Magnussen. Com isso, Lando Norris foi promovido ao lado do pole-position Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc subiu para a terceira posição do grid.

Os fiscais concluíram que Oscar era culpado por ficar no caminho do adversário da Haas após ter ouvido o rádio do competidor. Através da mensagem, foi possível concluir que o time britânico alertou o piloto tarde demais sobre a vinda do dinamarquês na pista – segundo os dirigentes, as outras equipes sempre mandam o alerta a tempo.

Segundo análises da telemetria, a diferença de velocidade entre Piastri e Magnussen virava em torno dos 140 km/h. Ainda, Kevin estava apenas 40 a 50 metros atrás de Oscar, que estava guiando no meio do traçado. Com isso, os diretores de prova não tiveram outra opção a não ser punir o australiano, que caiu para a terceira fila de saída.