Oscar Piastri deixou o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 sem pontos. O piloto da McLaren abandonou a corrida ainda na primeira volta, após um acidente e foi criticado pelo ex-piloto e comentarista da F1TV, Jolyon Palmer, que classificou o episódio como um “grande erro de julgamento”.
O fim de semana já havia começado mal para o australiano. No sábado, durante o Q3, Piastri perdeu o controle do carro e bateu, comprometendo sua posição de largada. No domingo, a situação ficou ainda mais difícil após um início ruim, que o fez despencar no pelotão e receber uma penalidade de 5 segundos dos comissários por queimar a largada.
O jovem piloto buscou se recuperar logo nas primeiras curvas, mas a tentativa nao deu certo e custou um abandono precoce. Palmer descreveu a situação como uma soma de erros: “Esse será o fim de um fim de semana miserável para o ‘ice’ Oscar. Ele estava tentando ganhar posições e até conseguiu algumas na primeira volta. Estava em uma McLaren, com pneus médios novos, o melhor composto para o início da corrida. Mas, ao chegar na Curva 5, foi ambicioso demais na freada”, destacou o analista.
Palmer ressaltou que as condições não eram ideais para uma manobra tão agressiva: “Os pneus provavelmente ainda não tinham chegado na temperatura ideal no clima mais frio de Baku, e a pista naquele ponto estava empoeirada. Ele travou os freios e, a partir dali, não havia mais como evitar a batida”, completou.
O britânico ainda concluiu: “Foi um grande erro de julgamento. Ele estava tentando se redimir, mas quando você já está em desvantagem é muito fácil acabar somando um erro ao outro.”
Enquanto, o líder do campeonato abandonou, Max Verstappen teve um domingo perfeito, vencendo de forma dominante e diminuindo a diferença na disputa pelo título mundial.
O desempenho do holandês levou Andrea Stella, chefe da McLaren, a afirmar que o tricampeão mundial está novamente na briga pelo campeonato. Lando Norris, companheiro de equipe de Piastri, também concordou com essa visão.
A Fórmula 1 agora segue para Singapura, próxima etapa do calendário. A Red Bull, mantém os pés no chão e evita declarações sobre uma possível chance de Verstappen na busca pelo quinto título consecutivo.
