Oscar Piastri foi quem recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação da corrida Sprint do GP do Catar da Fórmula 1. Neste sábado (29), o piloto fez valer a pole-position e garantiu o triunfo de ponta a ponta.
No circuito de Lusail, George Russell cruzou a linha de chegada na segunda colocação a quase 5s de atraso para o titular da McLaren. Lando Norris, Max Verstappen e Kimi Antonelli completaram as cinco primeiras posições.
A classificação para o GP do Catar acontece ainda neste sábado, 29, às 5h no horário de Brasília.

Saiba como foi a corrida Sprint do GP do Catar da F1:
Para a prova curta, quatro pilotos iriam largar dos boxes: Lewis Hamilton, Lance Stroll, Pierre Gasly e Franco Colapinto. Não apenas isso, Max Verstappen precisou fazer mudanças no assoalho, mas sem alterar a prancha e os patins.
Entre os postulantes ao título, Oscar Piastri é quem se saiu melhor, largando da pole-position. Lando Norris alinhou na terceira colocação, enquanto o titular da Red Bull foi sexto.
Para o momento do início da corrida Sprint do GP do Catar da F1, as temperaturas estavam ligeiramente altas. Enquanto o termômetro estava na casa dos 25ºC, o asfalto chegava a 32ºC.
Largada autorizada para a corrida Sprint do GP do Catar, a última da temporada 2025 da F1. O australiano da McLaren conseguiu manter a primeira colocação, enquanto Lando tentou passar George Russell, colocou lado a lado, mas se manteve em terceiro.
Enquanto isso, quem fez excelente começo foi Verstappen. O titular da Red Bull conseguiu saltar da sexta para a quarta posição. Na terceira volta, começou a pressionar Lando, mas ainda sem conseguir ultrapassar.
Piastri vinha em primeiro, com Russell, Norris, Verstappen e Yuki Tsunoda completando as cinco primeiras posições. Mais atrás, Gabriel Bortoleto subiu duas posições e era 11º.
Enquanto tentava vir para cima do britânico da McLaren, Max voltou a reclamar do carro da Red Bull, que assim como na sexta-feira, estava batendo como louco.

Em comparação com a largada da corrida Sprint do GP do Catar da F1, Charles Leclerc era o nome que mais despencou no pelotão, caindo quatro posições e indo para 13º.
Piastri caminhava para uma vitória dominante em Lusail. Russell e Norris completam o pódio, com Verstappen, Tsunoda, Alonso, Antonelli e Sainz fechando a zona de pontos.
No replay da transmissão, foi visto que alguns detritos saíram voando do carro de Sainz, que está na oitava colocação e no último posto de pontuação.
Algumas brigas que vinham acontecendo é Liam Lawson, que colocou lado a lado com Charles e tomou a 14ª colocação, mas logo levou o troco do monegasco. Enquanto isso, Alonso escapou da pista e viu Kimi Antonelli também superá-lo.
Tsunoda, que estava na quinta posição com 3s9 para Verstappen, recebeu 5s de penalização por conta de limite de pistas. Nesse momento, caía, então, para a sétima posição.
Bandeira quadriculada, então, e Piastri garantiu seu primeiro triunfo em corrida Sprint na temporada 2025 da F1. Russell e Norris fecharam o top-3.
F1 2025, GP do Catar, corrida Sprint, resultado:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) George Russell (Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
6) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
5) Kimi Antonelli (Mercedes)
7) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
8) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
9) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
11) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
12) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
13) Charles Leclerc (Ferrari)
14) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
15) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
16) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
17) Lewis Hamilton (Ferrari)
18) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
19) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
20) Franco Colapinto (Alpine/Renault)
