F1: Piastri diz que aprendeu com erros de 2025 e quer revanche

Oscar Piastri admitiu ter identificado suas fraquezas após a repentina queda de desempenho na reta final do campeonato de 2025 da Fórmula 1, que o deixou apenas com o terceiro lugar no resultado final. Agora, ele se prepara para desafiar Lando Norris pelo título mundial na temporada 2026.

O australiano começou o ano dominante: após o GP da Holanda, tinha 34 pontos de vantagem sobre Norris e 104 sobre Max Verstappen. Mas, a partir do GP do Azerbaijão, sua forma caiu, com acidentes nas corridas Sprint dos Estados Unidos e do Brasil e três quintos lugares consecutivos, permitindo que Norris e Verstappen o ultrapassassem. Piastri reagiu no Catar e Abu Dhabi.

Oscar Piastri (McLaren) – Testes Barcelona F1 2026
Foto: Divulgação / McLaren

“Estou apenas tentando ter uma sensação melhor de como é o carro, é uma mudança tão grande em relação ao que tivemos nos últimos anos e no meu tempo na F1”, disse. Ele ressaltou as diferenças técnicas: “Há muitas coisas para entender, os novos motores, mas também a filosofia do carro é completamente diferente, com menos ‘downforce’. Trata-se de me acostumar com isso e tentar encontrar uma boa direção para tornar o carro mais rápido”.

Animado com a nova temporada, Piastri afirmou: “Tive três bons primeiros anos na F1, mas esta é a minha primeira redefinição de regulamento, então vai ser interessante ver onde chegamos como equipe”.

Sobre o aprendizado de 2025, completou: “Sinto que realmente provei para mim mesmo do que sou capaz, e também as coisas que ainda preciso melhorar. Mas dei um bom passo à frente e posso levar essas lições adiante para quaisquer regras que tenhamos”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.