Oscar Piastri deu um grande impulso às suas esperanças pelo título na temporada 2025 da Fórmula 1, com uma vitória confortável na corrida Sprint do GP do Catar. O australiano chegou ao fim de semana com suas chances pelo campeonato em risco, já que seu companheiro de equipe, Lando Norris, liderava a classificação com 24 pontos de vantagem. Porém, com essa vitória, Piastri conseguiu reduzir essa diferença para 22 pontos, mantendo-se vivo na luta pelo título, tanto no GP do Catar quanto no que será o final de temporada em Abu Dhabi no próximo final de semana.
Este foi o primeiro resultado desde o GP da Holanda em que Piastri terminou uma prova na frente de Norris, o que simboliza uma melhora significativa em seu desempenho. Explicando o que contribuiu para essa virada, Piastri afirmou: “Foi um bom fim de semana até agora. Tudo correu bem na Sprint, e estou feliz com como as coisas estão indo. Só preciso manter esse ritmo”, disse ele.
O piloto da McLaren destacou que o circuito de Lusail, com suas altas velocidades e grande aderência, é bem diferente dos outros em que correram recentemente, o que facilitou seu desempenho: “Aqui, tudo tem corrido bem até agora, e a velocidade tem sido forte. É uma pista que eu já gostei no passado, e estou curtindo novamente”, acrescentou.

Piastri também afirmou que a chave para sua boa performance, não foi tentar fazer grandes alterações no carro: “Devagar, todos encontram um pouco mais de ritmo durante os finais de semana com formato Sprint. A gente precisa tirar o máximo do carro que conseguimos. Vamos tentar fazer o nosso melhor, mas acho que nosso ritmo aqui foi muito bom. É mais questão de afinar o carro do que tentar reinventar a roda”, concluiu o australiano.
