F1: Piastri bate Verstappen e larga na ponta na corrida Sprint do GP da Bélgica

Oscar Piastri é quem vai largar da pole-position na corrida Sprint do GP da Bélgica da Fórmula 1. Na classificação desta sexta-feira (25), o titular da McLaren voou no último suspiro de treino e fez 1min40s510 para largar na ponta.

Quem vai dividir a primeira fila com o australiano é Max Verstappen. Lando Norris, Charles Leclerc e Esteban Ocon são aqueles que completam as cinco primeiras posições.

Gabriel Bortoleto também conseguiu ter uma tomada de tempos positiva. O brasileiro da Sauber conseguiu avançar até o SQ3 e anotou o tempo de 1min41s1 para largar na décima colocação na Sprint belga.

A largada para a corrida Sprint do GP da Bélgica da F1 acontece no próximo sábado, 26, às 7h. A classificação para a prova principal do final de semana é às 11h – tudo no horário de Brasília.

F1: Piastri bate Verstappen e larga na ponta na corrida Sprint do GP da Bélgica
Foto: XPB Images

Confira como foi a classificação Sprint do GP da Bélgica:

Após o treino livre único, onde os pilotos tiveram apenas 60 minutos para fazer todos os ajustes para todo o final de semana, já estavam de volta ao traçado para a tomada de tempos.

Para a tomada de tempos, o tempo estava firme e bastante quente em Spa-Francorchamps. A temperatura da pista estava em 39ºC e o termômetro chegava em 22ºC, enquanto a umidade estava na casa de 66%.

SQ1

Nesta primeira fase, os competidores teriam 12 minutos para fazerem suas melhores voltas usando os compostos médios. Assim como na classificação tradicional, os cinco mais lentos ficam pelo caminho.

Cronômetro rodando e pilotos liberados para a pista. Foi apenas após alguns minutos já rodados que os motores começaram a roncar nas curvas do circuito belga, com apenas a dupla da Aston Martin ainda parada – inclusive, na saída dos boxes, Liam Lawson e Nico Hülkenberg tiveram um pequeno momento.

Voltas iniciais feitas e os primeiros tempos começavam a surgir, com Isack Hadjar sendo o mais veloz do momento com 1min42s711, com Gabriel Bortoleto na segunda colocação, seguido por Esteban Ocon, Lawson e Hülkenberg – apenas esses aviam anotado uma marca até o momento.

Então, quando Kimi Antonelli vinha em sua tentativa de se colocar nas posições da ponta, o titular da Mercedes acabou rodando e escapou da pista, passando pela caixa de brita. O italiano conseguiu evitar uma colisão e retornou sem maiores problemas, mas seguia sem tempo marcado e tinha o carro aparentemente avariado.

Restando cinco minutos para a bandeira quadriculada, Oscar Piastri saltou para a primeira colocação ao anotar 1min41s769, seguido por Max Verstappen e Lando Norris – inclusive, os três estavam separados por apenas 0s299.

Enquanto isso, no fundo da tabela, Lewis Hamilton, Pierre Gasly, Franco Colapinto, Antonelli e Oliver Bearman, os dois últimos sem volta rápida feita , eram os cinco que estavam sendo cortados no momento.

Na bandeira quadriculada, então, Hamilton rodou e trouxe uma bandeira amarela, sem ninguém mais conseguir melhorar seus tempos. Com isso, o britânico vai largar da 18ª colocação – além do heptacampeão, Alexander Albon, Nico Hüleknberg, Colapinto e Antonelli também ficaram pelo caminho.

Resultado positivo para Gabriel Bortoleto. O brasileiro conseguiu passar para o SQ2 ao fazer o décimo posto, a 1s037 de Piastri, o mais rápido.

F1: Piastri bate Verstappen e larga na ponta na corrida Sprint do GP da Bélgica
Foto: Haas

SQ2

O início da segunda fase da classificação Sprint do GP da Bélgica precisou ser atrasado. O motivo era a grande quantidade de brita na pista, muito dela trazida por Antonelli.

Após o leve atraso, o cronômetro começou a rodar e liberar os competidores para mais nove minutos de sessão. Assim como na primeira parte, eram obrigados a usarem os pneus médios.

Com sete minutos restantes, nenhum tempo ainda havia sido anotado. No momento, apenas a dupla da McLaren estava na pista, e pouco depois Verstappen e Charles Leclerc também se juntaram aos papaya.

Com 1min42s182, Lando foi o primeiro a se colocar na ponta e a fazer o tempo. Enquanto isso, seu companheiro australiano fez 1min41s736, mas teve a volta deletada por conta de limites de pista ultrapassados na curva 4.

Restava pouco mais de 1 minuto para a bandeira quadriculada e apenas cinco pilotos tinham tempos feitos: Verstappen, Leclerc, Piastri, Norris e Yuki Tsunoda.

Banderia quadriculada e agora os tempos vinham completando suas voltas. Os cinco na zona de corte eram Tsunoda, Bortoleto, Ocon, Bearman e Gasly, mas os quatro últimos sem tempo.

Então, encerrados todos os giros e Norris no último fôlego ficou com o melhor tempo com 1min41s412. Verstappen, Leclerc, Ocon e Bortoleto completando as cinco primeiras colocações.

Os que ficaram pelo caminho foram Lawson, Tsunoda, George Russell, Fernando Alonso e Lance Stroll.

SQ3

E mais uma vez, a última fase da classificação Sprint também foi atrasada, mais uma vez pela limpeza de pista.

Então, os dez nomes que brigariam pela pole-position eram Norris, Verstappen, Leclerc, Ocon, Bortoleto, Gasly, Bearman, Carlos Sainz, Hadjar e Piastri.

Relógio rodando e os últimos oito minutos de sessão em Spa-Francorchamps – os pilotos usariam agora o macio. Após os primeiros minutos passados, os pilotos ainda não haviam deixado o pitlane.

Faltando apenas quatro minutos para o encerramento que os competidores, enfim, deixaram os boxes. Os únicos que não foram para a pista neste momento eram Bortoleto e Hadjar, mas o brasileiro logo se juntou aos demais.

Completando as primeiras voltas, Norris pegou a ponta provisória, mas logo foi batido por Verstappen. Entretanto, com 1min40s510, Piastri não apenas pegou a primeira colocação como bateu o recorde extraoficial.

Bandeira quadriculada e é Oscar quem sai na ponta na corrida Sprint do GP da Bélgica da Fórmula 1. Verstappen divide a primeira fila com o piloto papaya, com Norris e Leclerc vindo na sequência.

F1 2025, GP da Bélgica, classificação Sprint, resultado:

1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’40.510
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT), 1’40.987
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’41.128
4) Charles Leclerc (Ferrari), 1’41.278
5) Esteban Ocon (Haas/Ferrari), 1’41.565
6) Carlos Sainz (Williams/Mercedes), 1’41.761
7) Oliver Bearman (Haas/Ferrari), 1’41.857
8) Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’41.959
9) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT), 1’41.971
10) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari), 1’42.176
11) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT), 1’42.169
12) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT), 1’42.184
13) George Russell (Mercedes), 1’42.330
14) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’42.453
15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), 1’42.832
16) Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’43.212
17) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari), 1’43.217
18) Lewis Hamilton (Ferrari), 1’43.408
19) Franco Colapinto (Alpine/Renault), 1’43.587
20) Kimi Antonelli (Mercedes), 1’45.394



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.