Carlos Sainz não concordou com a punição que recebeu durante o GP da Holanda, em Zandvoort, neste domingo (31). O espanhol foi penalizado com 10 segundos após um incidente com Liam Lawson, da Racing Bulls. O piloto da Williams foi considerado culpado por causar uma colisão com o piloto neozelandês ao tentar uma ultrapassagem após o reinício do Safety Car, ainda na metade da corrida.
Na tentativa de ultrapassar Lawson pelo lado externo na Curva 1, ambos os pilotos acabaram se tocando. O contato resultou em furos nos pneus dos dois carros. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) analisou o incidente e concluiu que o espanhol era o responsável ainda durante a prova.
“O eixo dianteiro do Carro 55 [Sainz] não estava à frente do eixo dianteiro do Carro 30 [Lawson] no ápice da Curva 1”, explicou o comunicado dos comissários. “O Carro 55 tentou permanecer do lado de fora do Carro 30 e ocorreu uma colisão. Consideramos que o Carro 30 tinha o direito à curva e, portanto, o Carro 55 foi total ou predominantemente culpado pela colisão.”
Assim que foi informado da penalidade, Sainz demonstrou revolta pelo rádio: “a coisa mais ridícula que já ouvi na minha vida”. Após a prova, ele seguiu criticando tanto a decisão dos comissários quanto a conduta de Lawson.

“Em primeiro lugar, o incidente, eu acho, é bastante claro”, disse Sainz à imprensa, incluindo o site PlanetF1.com. “Quantos exemplos nós já vimos na Curva 1, de alguma forma, de dois carros correndo lado a lado sem contato. É uma curva que permite que dois carros corram um contra o outro sem realmente ter que ter qualquer contato desnecessário. Mas com Liam, parece sempre ser muito difícil fazer isso acontecer.”
“Ele sempre parece preferir ter um pouco de contato e arriscar um abandono, um furo como aconteceu conosco, do que realmente aceitar ter dois carros lado a lado. Espero que isso venha com mais experiência para ele, porque ele sabe que está colocando muitos pontos em jogo apenas por uma manobra desnecessária como a que ele fez. Mas, além disso, receber então essa penalidade de 10 segundos por isso, eu acho que é uma piada de mau gosto”, criticou Sainz.
O espanhol também explicou que não pretendia forçar a ultrapassagem naquele ponto: “Eu nem estava realmente tentando disputar tão fortemente com o Liam”, afirmou. “Eu só tinha uma brecha pelo lado externo, e [pensei] vou começar a tirá-lo um pouco de posição para a Curva 2, Curva 3. Eu não estava tentando ultrapassá-lo pelo lado de fora, eu só estava tentando ficar lado a lado com ele para então tirá-lo um pouco da trajetória para a Curva 2, Curva 3. Então, de repente, houve um contato, que me pegou completamente desprevenido e surpreso.”
Para concluir sua fala, ele voltou a criticar o piloto da Racing Bulls. “Você precisa escolher suas batalhas, e provavelmente Liam, em seus primeiros anos, se ele está decidindo ter um pouco essa abordagem de ‘pressão ou não ultrapasso’, é algo que vou lembrar. História da minha temporada até agora, mais uma vez, uma corrida onde eu poderia ter terminado em P5, onde Alex [Albon] terminou, [perdendo] 10 pontos por algo que não consigo entender. Ainda assim, está fora das nossas mãos”, finalizou.
