O ex-piloto de Fórmula 1, Riccardo Patrese avaliou que apenas um piloto do atual grid da categoria, teria condições de enfrentar Max Verstappen em igualdade de equipamento, e segundo ele, esse nome não é o do atual campeão, Lando Norris. O italiano destacou Charles Leclerc como o único capaz de rivalizar diretamente com o holandês.
“E qual é a surpresa? Mesmo que o novo campeão se chame Norris, o único piloto que existe hoje que, com o mesmo carro, poderia competir com Verstappen, que é um fenômeno absoluto, é ninguém menos que Leclerc”, afirmou Patrese em entrevista ao Quotidiano Nazionale.
Norris garantiu seu primeiro título na F1 no GP de Abu Dhabi, ao terminar a prova em terceiro lugar, resultado suficiente para garantir o campeonato e encerrar a sequência de quatro títulos consecutivos de Verstappen. Ainda assim, Patrese acredita que o desempenho do britânico não o colocaria no mesmo nível do holandês em condições técnicas idênticas.

Na análise do ex-piloto, Leclerc voltou a impressionar, especialmente pelo desempenho em sessões de classificação e pela diferença de pontos em relação a Lewis Hamilton no campeonato. Apesar de a Ferrari não ter vencido nenhum GP na temporada, sendo a única vitória, a de Hamilton na corrida Sprint na China, o monegasco acumulou sete pódios em GPs, superando o companheiro britânico nesse aspecto.
Após o fim da temporada, Leclerc planeja um período de descanso diferente, com uma viagem especial à Antártica, como forma de recarregar as energias antes da profunda mudança de regulamento prevista para 2026.
