A temporada 2026 da Fórmula 1 está prestes a começar, e as equipes já estão se preparando para os primeiros testes da temporada, que acontecem em Barcelona. O Circuito de Montmeló será o palco do primeiro contato das equipes com seus novos carros sob as regulamentações atualizadas. A sessão de testes, que ocorrerá na próxima semana, terá cinco dias disponíveis para as equipes, mas cada uma poderá utilizar no máximo três.
Já foi confirmado que a Williams será a única equipe a ficar de fora dessa primeira rodada de testes, já tendo informado que não irá participar de nenhum dos dias programados. Por outro lado, a Ferrari será uma das primeiras equipes a colocar seus carros na pista. O chefe da equipe, Fred Vasseur, confirmou que a Ferrari iniciará os testes na terça-feira, 30 de janeiro, com a equipe também presente na quinta-feira, 02 de fevereiro. Vasseur afirmou que a decisão sobre os dias de participação foi feita de acordo com os regulamentos, com foco no melhor aproveitamento dos testes.
A McLaren, através de seu chefe de equipe Andrea Stella, anunciou que a equipe não participará do primeiro dia de testes, mas começará a sua programação a partir de quarta-feira, 1º de fevereiro, e seguirá com os testes até sexta-feira. Stella afirmou que essa escolha visa otimizar o desempenho do carro, dando tempo para o time ajustar os detalhes de projeto e performance.

Enquanto isso, a Aston Martin também deve iniciar seus testes em dias subsequentes, sem se apresentar na pista no primeiro dia de atividades. Por fim, a Red Bull Racing será uma das primeiras a testar, com a equipe de Milton Keynes confirmando sua presença na segunda-feira, 29 de janeiro.
Confira o calendário confirmado até o momento de participação das equipes nos testes de Barcelona:
Segunda-feira: Red Bull Racing
Terça-feira: Ferrari
Quarta-feira: McLaren
Quinta-feira: Ferrari e McLaren
Sexta-feira: McLaren
Esses primeiros testes serão fundamentais para que as equipes ajustem seus novos carros de acordo com as novas exigências técnicas. A expectativa é que cada time utilize os dias disponíveis para realizar ajustes importantes em seus carros antes da temporada 2026 começar oficialmente, com o GP da Austrália.
