A temporada 2025 se tornou uma macha na história da Ferrari dentro da Fórmula 1. A escuderia italiana viveu um de seus anos mais complicados da última década, sem vitórias e conquistando poucos pódios. Apesar disso, Frédéric Vasseur, chefe da equipe, avalia que os números ruins não refletem verdadeiramente o desempenho do time no ano passado.
O time terminou o ano apenas na quarta colocação do Campeonato de Construtores, algo incomum para a Ferrari. Pela primeira vez em anos, o maior destaque foi o triunfo de Lewis Hamilton na corrida Sprint da China. O resultado ficou muito aquém das expectativas criadas no início da temporada, especialmente após a chegada do heptacampeão mundial.
“A temporada foi difícil”, afirmou Vasseur. “Acho que é uma constatação matemática, não um sentimento. Mas o mais importante é a reação. O mais importante é a energia que você está colocando para empurrar a equipe de novo e de novo, para tentar entender quais são os problemas e corrigi-los – e isso é feito detalhe por detalhe”, explicou.

Desde os primeiros meses do campeonato, a Ferrari já previa um ano complicado. Segundo Vasseur, a equipe tomou uma decisão estratégica ainda no início da temporada ao redirecionar a maior parte de seus recursos para o projeto de 2026, pensando na reformulação técnica da F1. A escolha limitou o desenvolvimento do carro atual, mas foi considerada essencial para o futuro competitivo da escuderia.
Apesar das limitações, a Ferrari apresentou sinais de recuperação no fim do ano, com uma sequência de pódios de Charles Leclerc que, segundo Vasseur, refletiu um esforço coletivo. “Mas, no final das contas, quando conseguimos pódios consecutivos um mês atrás, acho que isso é trabalho de todos”, destacou. “Não é o trabalho de um piloto ou de um engenheiro. É o trabalho de 1.500 pessoas na fábrica, dos dois pilotos, de todos os engenheiros.”
O chefe da Ferrari também fez questão de afastar qualquer interpretação de que as dificuldades enfrentadas por Hamilton em sua primeira temporada pela equipe tenham atrapalhado o processo de reação. “Coletivamente, a reação foi boa, e Lewis é parte da reação, com certeza.”
