O ex-piloto de Fórmula 1 Johnny Herbert fez uma análise comparativa entre o heptacampeão Lewis Hamilton e o bicampeão Fernando Alonso, avaliando como ambos renderiam caso tivessem à disposição o mesmo carro atualmente. Durante sua participação no podcast Stay on Track, Herbert afirmou que a vantagem ficaria com o espanhol da Aston Martin.
Ao justificar sua opinião, o britânico destacou a capacidade de Alonso de extrair desempenho mesmo em condições desfavoráveis na equipe comandada por Lawrence Stroll, enquanto Hamilton sofreu para se adaptar ao monoposto da Ferrari: “Só estou dizendo que ele está com um carro ruim na Aston Martin; não é o melhor. Ele consegue extrair algo a mais dele. Eu não vi isso acontecer no ano passado com Lewis, o que me chocou não termos visto.”

Herbert foi além ao explicar em qual piloto confiaria em um cenário de igualdade técnica. “Se eu olhar para esses dois, eu penso: se ele tivesse o carro, em qual deles eu apostaria meu dinheiro? Eu provavelmente, infelizmente, tristemente, diria que provavelmente escolheria Fernando. Fernando está com um carro ruim.”
Ele também afirmou que foi desconfortável ver Hamilton enfrentar tantos problemas ao longo do ano, especialmente quando comparado ao desempenho consistente de Alonso: “Foi desconfortável de assistir, e era tipo: ‘Lewis, não faça isso. Você nunca fez isso antes'”, explicou. “Tenho certeza de que ele está muito frustrado e chocado por não ter conseguido fazer isso. Eu olho para o rosto dele e para aquelas entrevistas após a corrida, e você percebe: ele está perdido. Ele não consegue entender o que precisa fazer para resolver o problema que tem”, finalizou.
Alonso e Hamilton foram companheiros de equipe em 2007, ano de estreia do britânico. Na McLaren, os pilotos tiveram uma temporada tensa, com o futuro heptacampeão sendo vice-campeão, enquanto o espanhol finalizou o campeonato em terceiro. Ambos finalizaram com 109 pontos e 4 vitórias, mostrando um certo equilíbrio interno de desempenho.
