F1: Palmer vê dilema na McLaren após ordem de equipe em Monza

A decisão da McLaren de utilizar ordens de equipe no GP da Itália de Fórmula 1, pode gerar repercussões importantes na disputa pelo título de 2025. A análise é de Jolyon Palmer, ex-piloto de F1, que classificou a situação como uma ‘questão-chave’ para o time de Woking nas etapas finais da temporada.

Durante a corrida em Monza, Oscar Piastri foi orientado a devolver a segunda posição a Lando Norris após um pit stop lento do britânico. Apesar de ter hesitado, o australiano obedeceu à instrução, permitindo que Norris reduzisse um pouco a diferença no campeonato. Ambos minimizaram o episódio depois da prova, mas Palmer acredita que essa decisão da equipe pode abrir precedentes.

“Pareceu uma tentativa apressada de manter as coisas justas, quando no automobilismo isso nunca é possível”, escreveu Palmer em sua coluna no site oficial da F1. “Problemas acontecem de vez em quando, como o abandono de Norris em Zandvoort, e nem sempre dá para corrigir. Quando a equipe deve interferir e quando é apenas falta de sorte? Essa será uma questão-chave daqui para frente.”

Race winner Oscar Piastri (AUS) McLaren celebrates in parc ferme with team mate Lando Norris (GBR) McLaren (Left).
Foto: XPB Images

O britânico levantou dúvidas sobre como a McLaren lidaria com a mesma situação em cenários mais decisivos: “O que teria acontecido se estivessem em primeiro e segundo? Pediriam a Oscar para abrir mão da vitória, e ele faria isso? E se algo parecido ocorrer em Abu Dhabi, valendo o título, algum deles cederia a posição?” questionou.

Para Palmer, Norris mereceu terminar à frente em Monza, mas o contexto foi delicado: “Como piloto, você nunca quer se beneficiar de ordens de equipe, prefere vencer na pista. Talvez esse reconhecimento explique por que Oscar aceitou terminar em terceiro”, acrescentou.

Com oito etapas restantes no calendário, Palmer não vê garantias de que decisões semelhantes serão bem aceitas caso a luta pelo campeonato se intensifique: “A equipe pareceu em harmonia depois da corrida, mas se situações como essa se repetirem, será difícil manter todos satisfeitos quando há um título em jogo”, concluiu o ex-piloto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.