Carlos Sainz alcançou um grande marco no Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 ao conquistar seu primeiro pódio como piloto da Williams.
Após largar na primeira fila em Baku, o piloto espanhol tinha como objetivo um pódio e conseguiu entregar com honra o terceiro lugar em uma corrida impressionante. No entanto, seu pai, Carlos Sainz Sênior, acredita que o filho nunca pensou que esse resultado fosse possível com uma Williams.
A classificação para o Grande Prêmio Azerbaijão foi marcada por seis bandeiras vermelhas o maior número já registrado na Fórmula 1. Faltando apenas alguns minutos para que a pole fosse definida, Sainz chegou a ocupar o P1. Mas no fim, Max Verstappen conseguiu supera-lo, garantindo sua segunda pole consecutiva.
Largar em segundo lugar no grid foi uma conquista incrível para Sainz e para a Williams. Logo após a classificação, ele revelou sua meta para a corrida: “Plano para amanhã: tentar colocar o carro no pódio. Acho que vou dar o meu melhor para dar à Williams esse primeiro pódio. Se for possível, ótimo. Se não for, vamos ver.”
E foi exatamente o que Sainz fez, garantiu um pódio para a Williams. Em uma temporada difícil com a equipe, o resultado representou um grande avanço e um marco na carreira do espanhol.
Apesar das declarações após a classificação, Pai de Sainz, suspeita que ele, na verdade, não acreditava que seria capaz de conquistar um pódio.
“Desta vez foi um pódio com a Williams, o que é um resultado excelente, especialmente porque não foi graças a bandeiras amarelas, Safety Car, chuva ou escolha certa de pneus. Um pódio com a Williams é uma conquista muito especial. Acho que deve ser muito especial para ele porque não acredito que pensasse que seria capaz de alcançar tal resultado, e no fim aconteceu,” comentou.
Com apenas sete etapas restantes na temporada de 2025, Sainz tem sido aconselhado por seu pai a manter o foco, que espera que, com as novas regras de chassi e motor a partir de 2026, resultados como esse se tornem mais frequentes:
“Agora ele tem que virar a página, continuar trabalhando duro e pensar na próxima. Tentar terminar bem a temporada, continuar aprendendo, mantendo-se motivado e trabalhando junto com a Williams, esperando que no próximo ano eles tenham um bom carro com todas as mudanças de regulamento que estão por vir,” finalizou.
