A Haas conseguiu iniciar os testes de pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona de forma consistente. A equipe foi uma das primeiras a sair para a pista no Circuito de Barcelona nesta segunda-feira (26), e utilizou o primeiro dos cinco dias para acumular quilometragem e dados importantes com Esteban Ocon ao volante do VF-26.
O francês assumiu o carro logo pela manhã e completou 66 voltas, registrando sua melhor volta em 1min24s520. Na parte da tarde, Ocon aumentou significativamente o ritmo, marcou 1m21s301 e fechou o dia com aproximadamente 150 voltas, em um programa intenso de coleta de informações técnicas. O início consistente foi visto internamente como positivo, especialmente considerando o curto intervalo entre o shakedown realizado em Fiorano, no sábado anterior, quando Oliver Bearman conduziu o carro pela primeira vez, e a estreia oficial nos testes espanhóis.
Após a sessão matinal, Ocon fez questão de destacar o empenho da equipe para que o carro estivesse pronto logo no início das atividades. “Acho que, antes de tudo, foi um esforço inacreditável da equipe, realmente, colocar o carro na pista às 9h20 desta manhã”, disse ele à F1TV após a primeira sessão matinal.

“O carro estava pronto às nove, mas estávamos esperando condições de pista melhores e algumas coisas que queríamos que estivessem perfeitas antes de sairmos. Mas sim, dos testes em Fiorano com Oliver [Bearman] até aqui, as pessoas realmente escalaram montanhas para fazer este carro funcionar. E tem sido muito bom. Então estamos seguindo o plano e aprendendo no caminho.”
Apesar do volume elevado de atividades programadas, o francês destacou a importância do tempo extra disponível nesta pré-temporada. “Claro, é um programa intenso para o dia, então vai ser difícil completá-lo, mas para o primeiro dia real de pilotagem, acho que até agora está indo muito bem. E sim, vamos continuar nos esforçando para garantir que todos os detalhes sejam cobertos. Temos mais dias do que o normal, o que é uma coisa boa”, finalizou ele.
