O GP de São Paulo de 2025 marca a estreia de Gabriel Bortoleto com a Fórmula 1 em Interlagos. Desde 2017 o Brasil não tinha um piloto fixo na categoria, com o último a correr no Autódromo de Interlagos sendo Felipe Massa.
Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em temporadas consecutivas e, em seu ano de estreia pela Sauber, conquistou um sexto lugar no GP da Hungria. A boa fase da equipe, que passou do último para o sexto lugar no campeonato de construtores, é atribuída em parte ao trabalho do brasileiro. “Bortoleto está se mostrando em todos os aspectos a futura estrela que esperávamos que ele fosse”, afirmou o chefe Jonathan Wheatley ao portal GPblog.

Fernando Alonso é um dos gestores da carreira do paulista e, por vezes, já citou acreditar no talento de Bortoleto: “Ele é o melhor desta geração. Ele venceu a Fórmula 3 como estreante, venceu a Fórmula 2 como estreante. Sem testes com carros mais antigos, sem programas de testes privados, sem nada. Chegou à Fórmula 1 e continua fazendo um trabalho incrível”, elogiou o espanhol ao GPblog.
Apesar de ser sua corrida em casa, Bortoleto andou apenas duas vezes em Interlagos. Mesmo assim, a expectativa para o desempenho do brasileiro em frente à torcida é grande. Em declarações, ele afirmou que a estratégia é tratar o fim de semana de 7 a 9 de novembro como uma “etapa comum”, para manter o foco.
