F1: “O melhor desta geração”, afirmou Alonso sobre Bortoleto

Fernando Alonso não poupou elogios ao jovem Gabriel Bortoleto, estreante na Fórmula 1 em 2025 com a equipe Sauber. Para o bicampeão mundial, o brasileiro de vinte anos é o nome mais promissor de sua geração, mesmo em um ano de adaptação na principal categoria do automobilismo.

Bortoleto chegou à F1 com um currículo sólido, após conquistar os títulos da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, ambos em sua temporada de estreia. Ele atualmente soma quatro pontos no campeonato e ocupa a 19ª posição, correndo ao lado do experiente Nico Hulkenberg. Apesar da posição modesta na tabela, Alonso acredita que os resultados não refletem o verdadeiro potencial do piloto brasileiro.

“Em Abu Dhabi, na Fórmula 2, eu já achava que ele era o melhor dessa geração”, afirmou Alonso. “Ele venceu a F3 como estreante, venceu a F2 como estreante, sem testes com carros antigos, sem programas especiais. Agora chega à F1 e continua fazendo um trabalho incrível. Alguns podem ter equipamentos melhores e alcançar resultados antes, mas a longo prazo, ele será o melhor.”

Bortoleto integra a A14 Management, empresa de gerenciamento de carreira fundada por Alonso. O veterano piloto também destacou o impacto positivo do brasileiro na Sauber, que vive uma fase de transição para se tornar equipe oficial da Audi a partir de 2026.

“A equipe estava em dificuldades no ano passado, mas entre ele e Nico, conseguiram trazer uma nova motivação. O time está melhorando, e ele está fazendo um trabalho incrível… embora ainda esteja atrás de mim”, brincou Alonso.

BARCELONA, SPAIN - JUNE 01: Gabriel Bortoleto of Brazil and Stake F1 Team Kick Sauber looks on in the Paddock prior to the F1 Grand Prix of Spain at Circuit de Barcelona-Catalunya on June 01, 2025 in Barcelona, Spain. (Photo by Andy Hone/LAT Images)
Foto: Sauber/ LAT Images

No GP da Áustria, Bortoleto teve um duelo direto com Alonso nas voltas finais, buscando ultrapassar o espanhol com o auxílio da asa móvel (DRS). A tentativa foi frustrada quando ambos precisaram abrir passagem para Lando Norris, o líder da prova, na última volta. Ainda assim, Bortoleto cruzou a linha de chegada em oitavo, conquistando seus primeiros pontos na F1.

“Foi uma boa disputa”, avaliou Alonso. “Tive sorte com as bandeiras azuis. Sem isso, não conseguiria segurá-lo por mais duas ou três curvas. Foi o meu limite. A bandeira azul me deu meia volta a mais, e como era a última volta, vi a bandeirada. Deu tudo certo para mim”, acrescentou.

Sobre o confronto na pista, o espanhol destacou o respeito mútuo: “Foi lado a lado em algumas curvas, sempre com respeito. Já fizemos isso antes no Kart e simuladores. Desta vez, cruzei a linha primeiro, então me dá alguma satisfação”, completou o piloto espanhol.

O reconhecimento de Alonso reforça o início promissor de Bortoleto na elite do automobilismo e sugere um futuro promissor para o brasileiro na Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.