F1: Nova parceria com a Globo busca ampliar audiência no país

A Fórmula 1 anunciou oficialmente nesta semana o retorno do Grupo Globo como detentor exclusivo dos direitos de transmissão no Brasil a partir da temporada 2026. O novo acordo, válido até 2028, garante a exibição de todas as sessões da categoria nos canais da emissora, com destaque para 15 Grandes Prêmios transmitidos ao vivo na TV aberta — e os outros nove em horário alternativo. No sportv, canal pago do grupo, todas as atividades serão exibidas ao vivo.

Com isso, a Globo volta a ser a casa da principal categoria do automobilismo mundial, após ter encerrado sua parceria histórica com a Fórmula 1 em 2020. Desde então, a Band assumiu a cobertura completa: as corridas em TV aberta e todas as demais sessões, como TL1, TL2, TL3, classificações e Sprints, exibidas no Bandsports.

Mesmo com esse modelo amplo da Band, a Fórmula 1 aposta agora em um novo ciclo com o Grupo Globo por conta do alcance expressivo de sua audiência em TV, canais pagos e plataformas digitais. Além da exibição pela TV Globo e pelo sportv, o Globoplay também integrará a cobertura como uma opção para quem acompanha a categoria pelo streaming.

O acordo prevê ainda produção onsite da Globo nos autódromos, com cobertura pré e pós-corrida, entrevistas exclusivas e conteúdo especial, além da inclusão da Fórmula 1 na programação de entretenimento e jornalismo do grupo. Segundo a própria categoria, esse movimento representa um salto de visibilidade para a F1 no Brasil.

O país segue como um dos principais mercados da Fórmula 1 no mundo. Atualmente, o Brasil é o segundo maior mercado da categoria no Instagram, com quase 3 milhões de seguidores. Em 2025, a Fórmula 1 se tornou a liga esportiva internacional mais seguida no país, com cerca de 71 milhões de fãs — sendo 45% mulheres e 39% com menos de 35 anos.

Essa afinidade histórica com a Fórmula 1 se reflete também nas pistas. O GP de São Paulo é presença constante no calendário há mais de cinco décadas, e o Brasil já teve 33 pilotos na categoria, incluindo três campeões mundiais. Atualmente, o país é representado por Gabriel Bortoleto, que estreou na temporada 2025 pela Sauber.

Outro indicador do engajamento do público brasileiro com a categoria é o sucesso recente de “F1: The Movie”, que liderou as bilheteiras nacionais em seu fim de semana de estreia, consolidando o apelo da Fórmula 1 também fora das pistas.

Com a nova parceria, a Fórmula 1 espera ampliar ainda mais seu alcance no país, aproveitando a força multiplataforma da Globo para conectar a categoria a uma base cada vez mais jovem, diversificada e digitalizada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.