Lando Norris liderou o primeiro treino livre do retorno da temporada 2025 da Fórmula 1 no GP da Holanda. Na sessão realizada nesta sexta-feira (29), o titular da McLaren dominou a parte final da sessão para ser o primeiro colocado da tabela.
Com um tempo 0s292 mais lento que o ponteiro, seu companheiro Oscar Piastri ficou com o segundo posto do TL1 em Zandvoort. Lance Stroll, Fernando Alonso e Alexander Albon completaram as cinco primeiras colocações desta primeira atividade.
Único brasileiro do grid, Gabriel Bortoleto terminou a primeira sessão na Holanda na nona colocação colocação com tempo de 1min11s509, quatro posições à frente de Nico Hülkenberg.
Os competidores retornam à pista ainda nesta sexta-feira, 29, para o segundo treino livre em Zandvoort às 11h no horário de Brasília.

Saiba como foi o primeiro treino do GP da Holanda da Fórmula 1:
Três semanas mais tarde e a F1 está de volta. Para a primeira sessão em Zandvoort, a previsão não era de chuva como no restante das sessões, mas o céu estava encoberto, apesar de um sol tímido.
Quando o cronômetro disparou no circuito holandês, o anúncio de safety-car virtual estava acionado. Mas nada havia acontecido, era apenas um teste que a FIA estava fazendo para ajustes – tanto que menos de dois minutos mais tarde a bandeira verde foi acionada.
Nisso, os primeiros competidores já estavam deixando os boxes para acelerar para a 1h de sessão. Alguns nomes que já estavam na saída do pitlane eram Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Lando Norris e Osccar Piastri.
Com 1min27s767 com pneu médio, Max Verstappen vinha fazendo a festa caseira se colocando em primeiro. Entretanto, o piloto do final de semana acabou superado pelo australiano da McLaren, que bateu a marca anterior em apenas 0s089; Lando Norris vinha em terceiro.
Então, com 48 minutos para a bandeira quadriculada, Kimi Anotnelli sofreu o primeiro acidente do treino em Zandvoort. O italiano da Mercedes acabou passando reto na curva e bateu no muro de proteção, ficando preso na caixa de brita e provocando uma bandeira vermelha.
Neste momento, a ordem era Verstappen, que voltou para o primeiro posto da tabela com 1min12s101, seguido por Carlos Sainz, Alexander Albon, Fernando Alonso e Piastri completando as cinco primeiras colocações.
Ainda, Gabriel Bortoleto aparecia na 13ª colocação do pelotão momentâneo com o tempo de 1min13s481, 1s380 mais lento que o primeiro colocado e quatro postos atrás de Hülkenberg.

Sete minutos mais tarde e bandeira verde acionada em Zandvoort. Os pilotos não demoraram a deixar os boxes, com Charles Leclerc, George Russell e Norris sendo alguns que já estavam no traçado.
Quem acabou levando um susto foi Lewis Hamilton. O heptacampeão da Ferrari acabou rodando na curva 3, mas conseguiu evitar uma colisão e se manteve no treino.
Os primeiros competidores começavam a calçar os compostos macios. Piastri foi o primeiro a se colocar na ponta com 1min11s794, com Russell em terceiro. Nisso, Norris saltou para a ponta com tempo 1s5 mais rápido que do companheiro, sendo o primeiro a virar abaixo de 1min10s.
A maior parte do pelotão agora estava com os pneus macios, com Lando ainda na primeira posição com uma vantagem de apenas 0s292 para Piastri. Alonso, Albon e Russell vinham no top-5 e Bortoleto era o 12º – pouco depois, o brasileiro saltou para oitavo.
Quando vinha em sua volta rápida, então, Lance Stroll estava atrás de Yuki Tsunoda. Mas o canadense não parece ter ficado feliz com a postura do japonês, que vinha rápido também, e reclamou no rádio perguntando ‘que porra este cara está fazendo’.
Nos minutos finais, ainda, Russell sofreu um pequeno incidente ao escapar da pista e andar na caixa de brita. Entretanto, o britânico conseguiu não ficar preso e voltou para o traçado.
Bandeira quadriculada e Norris foi o mais rápido da manhã, com Piastri o seguindo de perto. Stroll, AAlonso, Albon, Verstappen, Russell, Sainz, Bortoleto e Pierre Gasly completaram os dez primeiros.
Ainda, depois do encerramento da sessão, Max acabou sofrendo um pequeno acidente. O tetracampeão da Red Bull foi testar algo, mas escapou na curva 1 e ficou na caixa de brita
F1 2025, GP da Holanda, primeiro treino livre, resultado:
1) Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’10.278
