Lando Norris acredita que as largadas na Fórmula 1 serão mais difíceis de administrar nesta temporada, em função das mudanças profundas introduzidas nas unidades de potência. O atual campeão destacou que o aumento significativo da potência elétrica, alterou de forma relevante a dinâmica inicial das corridas.
Com o novo regulamento, a divisão de energia entre o motor a combustão e o sistema elétrico passou a ser de 50/50. Isso obriga os pilotos a gerenciar com mais cuidado o uso e a recuperação de energia ao longo da volta, algo que também impacta diretamente as disputas roda a roda e, de forma especial, as largadas.
Questionado se espera mais dificuldades nesse momento crucial das provas, Norris foi direto: “Bastante mais. Agora você também tem o turbo. Antes, você usava a bateria para deixar o turbo perfeitamente equilibrado e depois tinha uma entrega muito suave, usando a bateria e o motor a combustão”, afirmou.
Segundo o piloto da McLaren, o cenário atual exige decisões mais complexas: “Agora está muito mais complicado. Assim que você começa a usar a bateria para ajudar em qualquer situação, está tirando uma grande quantidade de energia que poderia usar no resto da volta”.
O tema ganha ainda mais relevância diante das avaliações iniciais de alguns pilotos. Esteban Ocon, da Haas, já comentou após o shakedown em Barcelona, que espera ultrapassagens mais difíceis nesta temporada. Caso isso se confirme, a escolha do momento certo para usar a energia pode ser decisiva, e não necessariamente logo nos primeiros metros da corrida.

Norris citou exemplos práticos: “Eu posso até ter uma largada melhor, mas você pode ficar sem bateria antes de chegar à curva 1, em lugares como o México, por exemplo”, disse ele.
Para o britânico, as novas exigências técnicas tornam o processo mais delicado: “Vai haver algumas complicações, mas no momento está mais difícil, principalmente para colocar o turbo no ponto ideal e porque você não tem a quantidade perfeita de bateria para preencher essas lacunas complicadas. Fica bem mais difícil”, acrescentou.
Encerrando, Norris projetou que os desafios ficarão evidentes já no início da temporada: “Vocês vão ver muitas largadas sendo feitas nos teste no Bahrein”, encerrou o piloto da McLaren.
