Lando Norris liderou a manhã do segundo dia da Fórmula 1 no Bahrein. Na continuidade da pré-temporada nesta quinta-feira (19), o britânico estabeleceu o tempo de 1min33s453 ainda no início da sessão e dali não saiu mais, terminando como o mais veloz do pelotão.
Para este segundo dia em Sakhir, a temperatura mais uma vez vinha firme com céu claro, mas com tempo ligeiramente mais fresco do que no dia 1. O termômetro marcava 23ºC, enquanto o asfalto já chegava a 32ºC e a umidade estava na casa de 54%.
Quando as luzes se apagaram, Max Verstappen não perdeu tempo e logo deixou os boxes – o tetracampeão da Red Bull foi o único que não andou no primeiro dia desta segunda semana. Lando Norris e Lewis Hamilton foram outros nomes que seguiram o holandês nesses primeiros minutos.
Então, com quase 20 minutos de treino completados, Gabriel Bortoleto saltou para a primeira colocação. O brasileiro da Audi havia completado quatro voltas até o momento e calçava pneu médio, anotando 1min38s025, mas logo foi superado por Norris em mais de 2s6.
Ao longo dos minutos seguintes, Verstappen chegou a aparecer na primeira posição da tabela mais uma vez, mas o britânico da McLaren se estabeleceu como o mais rápido. Com o pneu médio C4, anotou 1min33s453 e já é mais rápido do que o melhor tempo que George Russell anotou no final do dia 1 no Bahrein.

Com quase 1h de treino completado da Fórmula 1 no Sakhir, o único nome que ainda não havia saído era Valtteri Bottas. Apesar de a Cadillac não aparentar ter problemas, o time perdia valioso tempo de pista com o finlandês parado nos boxes.
Já havia sido completado mais de 1h da sessão da manhã no Bahrein e Norris ainda era o nome que puxava a fila. Verstappen, Albon, Colapinto e Russell fechavam o top-5, com Oliver Bearman sendo o único piloto que havia completado voltas, mas ainda não havia feito uma volta cronometrada.
No andamento da sessão, três pilotos haviam passado a marca de 20 voltas: Norris, Verstappen e Russell. Enquanto isso, Hamilton era quem menos tinha rodado com cinco, com Bearman e Bortoleto com oito cada. Por outro lado, Bottas ainda sequer tinha ido para a pista para um giro de instalação.
Quem vinha com aparente problema era Hamilton, que havia feito apenas cinco giros e estava parado nos boxes da Ferrari. A informação era de uma troca de motor, o que limitava o tempo do competidor na pista – na quarta-feira, um problema mecânico também atrapalhou a sessão do heptacampeão na parte da tarde, que ficou parado por cerca de 1h.
Mais uma hora foi completada no cronômetro e Norris ainda era o mais rápido com 22 voltas completadas até o momento. Verstappen, Russell, Albon e Beramn completam o top-5, todos separados por 1s8.
Com pouco menos de 2h para a bandeira quadriculada, o piloto que mais havia feito voltas até o momento era o britânico da Mercedes com 45. Alexander Albon era o único outro que havia quebrado a barreira de 40 voltas com 41, enquanto Bottas e Hamilton eram os com menor quilometragem com apenas cinco cada.
Entrando na hora final e Norris segue sendo o nome a ser batido na sessão da manhã da Fórmula 1 no Bahrein. Após muito tempo parado, Bortoleto volta à pista, já completou 15 voltas e melhorou sua volta, se colocando em sétimo a 2s2 do campeão de 2025.

Neste segundo dia, a Ferrari trouxe uma inovação: uma asa traseira giratória. Quando acionada, ela roda e fica de ponta cabeça, mas pouco foi visto na pista, já que Hamilton deu apenas cinco voltas e não saiu mais dos boxes.
Quase no encerramento das primeiras quatro horas do dia 2 no Sakhir, temos quase uma simulação de corrida. Russell e Norris disputam na pista por posição, antes de experimentarem um seguir o outro. Com os carros menores, é esperado menos ar sujo e que o carro de trás consiga seguir por mais tempo, além de o que persegue ter o ‘modo ultrapassagem’.
Assim como na noite do dia 1, os pilotos irão testar o novo procedimento de largada, tudo pensando na segurança para o início da temporada da F1. Uma luz azul de atenção pisca por cinco vezes antes das cinco luzes no ‘semáforo’. Isso dá mais tempo aos competidores de conseguirem atingir a janela ideal para a largada.
Bandeira quadriculada e Lando Norris encerrou a manhã como o mais veloz, com tempo ainda mais rápido que a marca de Russell na última quarta-feira. Verstappen, George, Albon e Bortoleto completam as cinco primeiras colocações da tabela.
Fórmula 1 2026, pré-temporada, semana 2, dia 2, manhã:
1. Lando Norris (McLaren) – 1:33.453, 72 voltas
2. Max Verstappen (Red Bull) – 1:33.584, 56
3. George Russell (Mercedes) – 1:34.111, 77
4. Alexander Albon (Williams) – 1:35.130, 71
5. Gabriel Bortoleto (Audi) – 1:35.263, 29
6. Oliver Bearman (Haas) – 1:35.279, 69
7. Franco Colapinto (Alpine) – 1:35.506, 54
8. Liam Lawson (Racing Bulls) – 1:36.959, 27
9. Fernando Alonso (Aston Martin) – 1:37.472, 40
10. Lewis Hamilton (Ferrari) – 1:39.670, 5
11. Valtteri Bottas Cadillac) – 1:40.193, 58
