F1: Norris garante que McLaren dá liberdade para disputa com Piastri

Lando Norris afirmou que a McLaren permite uma disputa justa entre ele e Oscar Piastri na briga pelo título da Fórmula 1. O britânico destacou que, apesar das polêmicas recentes sobre ordens de equipe, ambos estão “99 por cento” livres para disputarem.

A discussão ganhou força após o GP da Itália, quando Piastri foi instruído a devolver a segunda posição para Norris nas voltas finais em Monza, depois de uma parada lenta do britânico. Na ocasião, Piastri chegou a demonstrar insatisfação pelo rádio, mas acabou aceitando a ordem.

A decisão custou seis pontos ao australiano no campeonato. Piastri poderia ter chegado ao Azerbaijão com 37 de vantagem, mas a diferença caiu para 31 pontos com oito etapas restantes.

Norris rejeitou as críticas de que a McLaren estaria controlando os resultados entre seus pilotos: “Em 99 por cento das coisas, claro”, disse o britânico ao ser questionado sobre liberdade para disputar o campeonato.

“Por causa do que aconteceu (em Monza), muita gente passa a ter uma opinião ou visão diferente das coisas. Mas, se simplificarmos, como fizemos na Hungria no ano passado, que foi uma situação muito parecida, o piloto que está à frente tem prioridade na sequência de pit stops, e foi exatamente isso que ocorreu (em Monza), então nada muda,” disse ele.

“O fato é que, assim que restabelecemos as posições, Oscar pôde me atacar livremente. Ele ainda tinha a vantagem de estar logo atrás de mim e tentar me ultrapassar, então, no geral, ainda saiu ganhando. De resto, sempre tivemos liberdade para disputar. A única regra é que, numa volta de pit stops, o piloto que lidera tem prioridade. Sempre foi assim e continuará sendo. Fora isso, como dissemos, somos livres para correr,” concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.