F1: Norris faz história e Verstappen é eliminado no Q1 em classificação caótica em Interlagos

Norris faz história, Antonelli brilha, Verstappen decepciona e Bortoleto fica fora da sessão em um sábado cheio de reviravoltas no GP de São Paulo

A classificação do Grande Prêmio de São Paulo de 2025 foi um daqueles momentos que fazem de Interlagos um palco único da Fórmula 1. Entre novos recordes, surpresas e quebras de tabu, o sábado trouxe um enredo completo — com Lando Norris confirmando o favoritismo, Kimi Antonelli surpreendendo, Max Verstappen ficando pelo caminho e Gabriel Bortoleto ausente da sessão após o forte acidente na Sprint.

Norris escreveu mais um capítulo importante da sua trajetória rumo ao título da temporada. O britânico da McLaren conquistou a 15ª pole position da carreira, a sexta no ano, e ampliou uma marca que o coloca definitivamente entre os grandes nomes da nova geração. Além disso, ele se tornou o primeiro piloto a largar da pole e vencer uma corrida Sprint em Interlagos — um feito inédito desde que o formato foi introduzido no calendário.

Se Norris mantém o domínio da McLaren, o destaque emocional da tarde foi Kimi Antonelli. O jovem italiano da Mercedes alcançou o melhor grid da sua carreira, largando em segundo, resultado que reflete o amadurecimento técnico e a consistência mostrada desde o retorno das férias de verão.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing out of Q1 qualifying.
Foto: XPB Images

Para Oscar Piastri, o sábado foi de recuperação parcial. Desde o GP da Holanda o australiano não largava na primeira fila e segue vivo dentro da briga direta com Norris pelo título mundial.

Na outra ponta do pelotão, a surpresa ficou por conta de Max Verstappen. O tetracampeão mundial ficou fora ainda no Q1, algo que não acontecia desde o GP da Rússia de 2021, rompendo uma sequência de mais de quatro anos de classificações consecutivas no top-10. Para completar o drama da Red Bull, foi também a primeira vez que a equipe teve os dois carros eliminados no Q1 desde 2018, quando Daniel Ricciardo e Verstappen saíram em P18 e P19 em Sochi.

Entre os destaques positivos, Nico Hülkenberg foi ao Q3 pela primeira vez em 2025, coroando uma fase de evolução após as atualizações introduzidas pela equipe nas últimas etapas.

Já o público brasileiro sentiu a ausência de Gabriel Bortoleto, que não participou da sessão de classificação. O piloto da Sauber ficou fora por conta do acidente sofrido na volta final da Sprint, mais cedo neste sábado, mas passa bem e segue com expectativa de disputar a corrida de domingo.

O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de F1 in loco, com cobertura de Gabriel Gavinelli, Leonardo Marson e Nathalia De Vivo, direto de Interlagos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.