O chefe da McLaren, Andrea Stella, respondeu às críticas sobre um suposto favoritismo dentro da equipe entre Lando Norris e Oscar Piastri. Em entrevista ao podcast F1 Beyond The Grid, o italiano rejeitou as acusações e usou uma metáfora familiar para explicar sua posição.
“Quando você está no meu papel, é como ter dois filhos. E alguém pergunta: ‘Qual é o seu preferido?’ Mas eles são meus dois filhos! Como posso escolher um?”, disse Stella.
A McLaren tem sido alvo de questionamentos de torcedores e ex-pilotos, devido a algumas decisões estratégicas, como no GP da Itália deste ano, quando um pit stop lento de Norris permitiu que Piastri passasse à frente. A equipe, porém, ordenou a troca das posições antes do fim da corrida, decisão que gerou forte repercussão entre fãs e comentaristas.
Stella afirmou que muitas das críticas são superficiais e não refletem o verdadeiro espírito de equipe dentro da McLaren: “Às vezes, quando leio certos comentários, acho que são muito superficiais. As pessoas nem sempre entendem o que significa ter dois pilotos caminhando juntos nessa jornada”, disse ele.
O italiano também destacou a importância de cada um na evolução da equipe na Fórmula 1: “Tem sido uma jornada fantástica com Lando. Lembro bem do seu primeiro teste na Hungria. Ele evoluiu constantemente e se tornou um piloto muito forte. Além dos resultados, ele é parte essencial da liderança dentro da McLaren”.

Stella destacou ainda a confiança demonstrada pelos dois pilotos nos momentos mais difíceis: “Quando Lando se comprometeu com a McLaren, nós não tínhamos muito a oferecer, e mesmo assim ele acreditou. Isso passou uma mensagem forte para todos na equipe, uma mensagem de confiança. O mesmo vale para Oscar, que também disse estar comprometido com a McLaren em 2023, quando ainda estávamos longe do que somos hoje”, acrescentou.
Com Norris liderando o campeonato de pilotos por apenas um ponto de vantagem sobre Piastri, e Max Verstappen se aproximando dessa disputa, a McLaren chega ao GP de São Paulo em um dos momentos mais intensos da temporada: “Eles estão juntos nessa jornada, e isso é o que realmente importa”, completou Stella.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
