O GP de Abu Dhabi, no domingo (8), não terminou apenas com mais uma vitória de Max Verstappen, mas com Lando Norris escrevendo um novo capítulo na Fórmula 1. O britânico, ao assegurar o terceiro lugar, garantiu pontos suficientes para se tornar campeão mundial pela primeira vez, superando o holandês por uma margem mínima de dois pontos.
Depois da decisão, Norris falou abertamente sobre a experiência de bater Verstappen numa disputa direta e destacou que não vê o rival como inalcançável: “Olha, eu odeio ter que tentar me comparar com outras pessoas. Cabe a vocês decidirem se alguém é melhor que outro ou não”, afirmou.
“Tudo que tento fazer todo fim de semana é dar o melhor de mim. Mas aí vocês decidem que ele é melhor que outro, ou que ele tem um carro pior e está se saindo melhor. Escrevam o que quiserem, decidam o que quiserem. Eu certamente sinto que, em alguns momentos, pilotei melhor do que acho que outras pessoas conseguiriam. E sinto que pilotei em um nível que acho que outras pessoas não conseguem igualar.

“Mas também cometi meus erros? Cometi mais erros que outras pessoas em alguns momentos? Sim. Tem coisas que o Max poderia ter feito melhor que eu em alguns momentos? Sim. Eu acredito que ele é imbatível? Não”, afirmou.
Mesmo assim, Norris reconheceu que parte das dificuldades de Verstappen ao longo do ano se deveu à própria Red Bull, que enfrentou um período turbulento antes de recuperar competitividade. O desempenho só voltou a crescer a partir do GP da Itália, quando a equipe introduziu um novo assoalho para o RB21.
“Mas você também não sabe, não é? É difícil saber”, acrescentou o novo campeão da McLaren. “Eles também tiveram dificuldades com o carro na parte média da temporada. Eles tiveram um segundo semestre incrível. Eles aproveitaram o fato de termos nós dois disputando o campeonato mundial. Ele realmente tirou o máximo proveito disso, e o Max pilotou como o tetra campeão mundial que é. E estou muito feliz por ter corrido contra ele e tentado me provar contra ele.”
