F1: Norris bate Verstappen e fecha como mais rápido dia 1 no Bahrein

Lando Norris foi o mais rápido do dia 1 da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. Nesta quarta-feira, 11, na primeira atividade das duas semanas de testes, o titular da McLaren foi quem anotou o melhor tempo com 1min34s669, superando Max Verstappen perto do final.

Charles Leclerc foi o terceiro, com Esteban Ocon e Oscar Piastri fechando o top-5. Com 133 voltas feitas, o tetracampeão foi quem mais andou ao longo do dia, com o francês da Haas logo atrás com 112.

Na parte da manhã, o holandês da Red Bull foi o nome que ponteou a tabela de tempos. O competidor anotou 1min35s433 com 65 voltas totais para ser o mais rápido; segundo, Oscar Piastri ficou a 0s169, com George Russell, um dos principais nomes do shakedown em Barcelona, completou o top-3.

As condições climáticas para esta segunda parte das atividades do dia 1 seguiam quentes e firmes no circuito barenita. O termômetro estava na casa de 31ºC, enquanto o asfalto chegava a impressionantes 36ºC, com umidade na casa de 21%.

Após a hora de almoço que os pilotos tiveram entre a sessão da manhã e da tarde, as luzes se apagaram e o pitlane foi liberado para as últimas 4h do primeiro dia no Sakhir. Entretanto, nenhuma movimentação foi vista por parte das equipes nos minutos iniciais da atividade vespertina.

Na parte da tarde, então, o tetracampeão do time austríaco foi o primeiro nome a deixar os boxes calçando pneus médios. Esteban Ocon e Charles Leclerc saíram logo na sequência, abrindo em definitivo a segunda metade do dia da Fórmula 1 no Bahrein.

Lance Stroll (CDN) Aston Martin F1 Team AMR26.
Foto: XPB Images

Com a primeira hora próxima de se encerrar no circuito do Bahrein, Verstappen ainda puxava a lista de pilotos com a marca de 1min35s433. Piastri, Russell, Lewis Hamilton, o mais rápido geral do shakedown em Barcelona, e Ocon completavam os cinco mais rápidos. Lando Norris e Sergio Pérez chegaram a sair dos boxes e deram uma volta de instalação antes de retornar para suas garagens.

Uma equipe que tentava se aproveitar ao máximo das atividades no Sakhir era a Williams. Após ser ausência em Barcelona, queria maximizar o máximo de tempo na pista e após Carlos Sainz ter sido o piloto com maior quilometragem na manhã com 77 voltas completadas, Alexander Albon assumiu o carro da mão do espanhol para seguir com o trabalho na parte da tarde.

Mais de uma hora havia sido completada no Bahrein e os dois únicos nomes que ainda não haviam deixado o pitlane eram Pierre Gasly e Kimi Antonelli. Enquanto isso, Max agora já somava 82 voltas, sendo o nome com maior número de giros em sua bagagem – vinha de pneu médio usado.

Gabriel Bortoleto sustentava o nono tempo da tabela com 1min38s871, 3s438 mais lento que o ponteiro. O brasileiro da Audi havia feito 49 voltas totais até o momento.

Para este primeiro dia de duas semanas de atividades no Bahrein – são seis dias totais -, as equipes não devem acelerar ao máximo seus carros. Muitos dos times estarão com combustível cheio para entender como os carros trabalham mais pesados, além de também juntarem dados sobre pneus, diferentes ajustes e outras partes, tudo para enviar para a fábrica para análises para os próximos dias.

Oficialmente todos os pilotos do dia já foram para a pista a medida que Antonelli, que deu uma volta e retornou aos boxes, e Gasly, também saíram. Inclusive, o titular da Alpine calçava o pneu C2 e tinha bastante ar à sua frente, já que era apenas Leclerc e Verstappen que também estavam andando no momento.

Arvid Lindblad (GBR) Racing Bulls Formula One Team VCARB 03.
Foto: XPB Images

Com pouco menos de 2h30 para o encerramento do dia, uma bandeira vermelha se fez necessária na parte da tarde. O motivo foi problemas para Nico Hülkenberg, que parou pouco antes da curva final, mas não deixou o carro e conseguiu retornar ao pitlane sem ajuda dos fiscais – no pitwall da Audi, Bortoleto mostrava um rosto preocupado. Na sequência, bandeira verde.

Uma luz de alerta ligou nos boxes da Aston Martin. Após Lance Stroll rodar sem problemas na parte da manhã, durante a tarde o time britânico identificou uma anomalia nos dados em relação á unidade de potência. Então, com menos de 2h para a bandeira quadriculada, começou verificações preventivas para entender a raiz da questão antes de colocar o carro de volta no traçado.

Verstappen mostrou que não está para brincadeira nem mesmo nos testes pré-temporada. Calçando pneu vermelho, o titular da Red Bull conseguiu melhorar em 0s6 seu tempo anterior, baixando agora para 1min34s830 e se mantendo na ponta da tabela.

Pouco antes da entrada na última hora, novo líder na tabela: Norris. O piloto da McLaren anotou 1min34s669, superou Verstappen em 0s1 e era o mais rápido – e detalhe: calçando o pneu médio. Leclerc, Piastri e Russell eram o top-5 do momento.

Chegando perto do encerramento da sessão, Norris puxava a tabela com Verstappen, Leclerc, Ocon e Piastri no top-5. Neste momento, apenas Charles, Nico Hülkenberg e Antonelli estavam na pista.

F1 2026, Pré-temporada, Bahrein, dia 1, tarde:
1. Lando Norris, McLaren – 1:34.669s
2. Max Verstappen, Red Bull – 1:34.798
3. Charles Leclerc, Ferrari – 1:35.190s
4. Esteban Ocon, Haas – 1:35.578s
5. Oscar Piastri, McLaren – 1:35.602s
6. George Russell, Mercedes – 1:36.108s
7. Lewis Hamilton, Ferrari – 1:36.433s
8. Pierre Gasly, Alpine – 1:36.765s
9. Nico Hülkenberg, Audi – 1:36.861s
10. Alexander Albon, Williams – 1:37.437s
11. Kimi Antonelli, Mercedes – 1:37.629s
12. Avrid Lindblad, Racing Bulls – 1:37.945s
13. Carlos Sainz, Williams – 1:38.221s
14. Sergio Pérez, Cadillac – 1:38.828s
15. Gabriel Bortoleto, Audi – 1:38.871s
16. Valtteri Bottas, Cadillac – 1:39.150s
17. Lance Stroll, Aston Martin – 1:39.883s
18. Franco Colapinto, Alpine – 1:40.330s.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.