F1: Newey explica filosofia por trás do AMR26, destacando inovações no design

Adrian Newey, renomado projetista de carros da Fórmula 1, e atual chefe da Aston Martin, revelou detalhes sobre o AMR26, o primeiro carro que ele projetou para sua nova equipe, antes dos testes de pré-temporada. A estreia do carro foi adiada para os últimos dois dias do shakedown em Barcelona, e apesar de ter sido o carro com menor quilometragem no teste, completando apenas 65 voltas, a equipe se mostrou satisfeita com o desempenho inicial.

Em entrevista ao site da Aston Martin, Newey explicou que o AMR26 segue uma abordagem agressiva no design, com foco na criação de campos de fluxo que atendem às novas regulamentações: “Olhamos de perto as regulamentações e o que acreditamos ser necessário para gerar os campos de fluxo que queremos, e a partir daí começamos a desenvolver uma geometria que os atendesse”, afirmou Newey.

Mesmo tendo afirmado que não vê seus designs como agressivos, Newey reconheceu que a abordagem adotada para o AMR26 pode ser interpretada dessa forma, devido a várias características que não foram aplicadas anteriormente. No entanto, ele se mostrou cauteloso sobre a competitividade do carro, ressaltando que, com um conjunto completamente novo de regulamentações, ainda não é possível ter certeza de qual filosofia de design será a mais eficaz: “Escolhemos um caminho e seguimos com ele, mas se será o certo, só o tempo dirá”, disse ele.

Adrian Newey (GBR) Aston Martin F1 Team Managing Technical Partner.
Foto: XPB Images

Newey também explicou algumas das escolhas de design que orientaram o desenvolvimento do AMR26. Ele detalhou a posição da massa do carro, a suspensão dianteira e traseira, e as mudanças no formato da asa dianteira e da carroçaria ao redor dos sidepods e da traseira, que são diferentes das abordagens anteriores: “O carro é muito mais compacto do que o que foi tentado anteriormente na Aston Martin”, disse Newey, destacando a estreita colaboração com os designers mecânicos para alcançar as formas aerodinâmicas desejadas. Embora essa abordagem tenha complicado o trabalho dos engenheiros mecânicos, Newey elogiou o esforço da equipe em aceitar o desafio.

Com a construção de um novo túnel de vento da Aston Martin e o novo motor Honda, Newey afirmou que o impacto na competitividade do AMR26 será algo a ser observado nos próximos testes no Bahrein. A equipe parece ter um carro promissor, mas o verdadeiro teste será como ele se comportará nas pistas contra a concorrência.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.