O ex-piloto de Fórmula 1 e ícone da Ferrari, Arturo Merzario, fez duras críticas a Charles Leclerc, afirmando que, se Enzo Ferrari estivesse vivo, o monegasco ‘nem teria conseguido passar pelos portões de Maranello’.
Em entrevista ao site automoto.it, Merzario, famoso por ajudar Niki Lauda após seu grave acidente no GP da Alemanha de 1976, questionou a posição de Leclerc na Ferrari, dizendo que ele não tinha os requisitos necessários para estar na equipe na época da sua contratação: “Leclerc acabou ocupando um lugar na Ferrari que, na época, ele simplesmente não merecia. Ele é um bom piloto, como muitos outros. Se você colocar uma lista de nomes em um chapéu e tirar um, todos seriam igualmente bons. Ele não é especial”, afirmou Merzario.
Apesar de Leclerc ter se destacado em 2025, conquistando todas as sete posições no pódio da equipe italiana e a única pole position da temporada na Hungria, Merzario minimizou as conquistas do monegasco, afirmando: “Se gabar por estar à frente de um sete vezes campeão na Fórmula 1, como Lewis Hamilton, não faz sentido. Na realidade, Lewis já tirou o pé do acelerador porque não se sente integrado na equipe. Por que ele daria 110% nessas circunstâncias?”

O ex-piloto também fez uma observação contundente sobre a visão de Enzo Ferrari em relação ao atual piloto da Ferrari: “Se Enzo Ferrari ainda estivesse por aqui, Leclerc não teria nem passado pelos portões de Maranello. Tenho certeza disso. Ele não teria sido bem-vindo nem como cliente”, finalizou.
Com sua oitava temporada prestes a começar na Ferrari em 2026, Leclerc sabe que está em um ponto decisivo da carreira. Ele busca finalmente conquistar o tão sonhado título na Fórmula 1 com a equipe italiana, especialmente após ver pilotos da sua geração, como Max Verstappen e Lando Norris, já alcançarem essa conquista.
