F1: “Não tem nada a ver com a nova diretiva técnica”, afirmou Horner sobre fraco desempenho da Red Bull

O chefe da Red Bull, Christian Horner, falou sobre o pior dia da equipe na temporada 2023 da Fórmula 1. Seu recorde de 100% de vitórias em 2023 agora parece seriamente em dúvida, já que tanto Max Verstappen quanto Sergio Perez não conseguiram chegar ao Q3 na sessão de classificação em Singapura. Horner negou que a queda de desempenho esteja relacionada à diretiva técnica introduzida neste fim de semana pela FIA.

Horner falou à Sky Sports após a sessão e admitiu sua surpresa com a súbita perda de desempenho: “É muito confuso ter perdido a quantidade de desempenho que perdemos. O carro não está respondendo às mudanças. Subesterço, sobesterço, problemas de frenagem. Não conseguimos fazer o pneu funcionar. Quando você vê uma diferença tão grande, é porque o pneu não está funcionando. Tentamos coisas diferentes com a configuração e preparação, mas simplesmente não aconteceu. Temos muito para entender hoje à noite para tentar reverter isso”, disse ele.

A Red Bull foi desafiada pela Ferrari em Monza, mas Verstappen garantiu o recorde de mais vitórias consecutivas na história da F1. O holandês terá que fazer um milagre para vencer novamente neste fim de semana. Horner afirmou que o carro é idêntico ao RB19 que correu nas últimas semanas. Isso apesar da TD018, uma diretiva técnica recém-introduzida pela FIA para limitar a flexibilidade das asas dianteiras e traseiras.

“O carro que tivemos aqui para a sessão de classificação, é essencialmente o mesmo carro que tínhamos há duas semanas em Monza e Zandvoort. Não tem nada a ver com a diretiva técnica, nada mudou no carro. É uma configuração testada e aprovada. Simplesmente não respondeu a este circuito, a esse asfalto. Temos uma equipe incrível. Não teríamos vencido todos os GPs até agora sem isso. Vamos superar esses problemas. Ainda não desistimos deste final de semana”, finalizou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.