F1: “Não posso fazer Leclerc mudar sua mentalidade”, disse Vasseur sobre autocrítica do piloto

Fred Vasseur, chefe da equipe Ferrari, afirmou que não pode exigir que Charles Leclerc altere sua abordagem nas corridas, mesmo após episódios recentes de autocrítica severa por parte do piloto monegasco.

Durante o GP da Inglaterra, Leclerc se classificou apenas em sexto lugar e, em uma mensagem de rádio que não foi transmitida ao vivo, reagiu de forma contundente, chamando sua volta final de ‘uma m***a’. No domingo, a corrida se transformou em um desastre estratégico, pois ao trocar para pneus slick ainda na volta de apresentação, Leclerc comprometeu completamente sua prova e terminou em um distante 14º lugar.

Apesar dos resultados abaixo do esperado, Vasseur defendeu o comportamento autocrítico de Leclerc, embora reconheça que, às vezes, ele exagera na cobrança consigo mesmo: “Uma das qualidades de Charles é saber reconhecer seus próprios erros, e um dos defeitos é que, às vezes, ele se culpa demais”, disse Vasseur à imprensa. “Eu valorizo muito quando um piloto admite que cometeu um erro. Isso é positivo, porque mostra que eles são humanos. Todos erram, e é bom ter pilotos que reconhecem isso.”

Charles Leclerc (MON) Ferrari on the grid.
Foto: XPB Images

Vasseur relembrou ainda conversas anteriores com Leclerc, especialmente após a temporada de 2023, em que o monegasco conquistou cinco poles, três delas nas últimas cinco etapas, mas não converteu nenhuma em vitória. Na época, a Ferrari pediu para que ele focasse mais nos domingos.

“Dois anos atrás, dissemos a ele: ‘Charles, os pontos são marcados no domingo. Vamos focar mais no domingo’, porque em 2023 fizemos cinco ou seis poles e nenhuma vitória. Nós o incentivamos a seguir nessa direção, e agora não podemos simplesmente pedir para ele voltar ao que fazia antes”, acrescentou.

Com 26 poles na carreira, Leclerc está empatado com Mika Häkkinen na 12ª posição do ranking histórico da Fórmula 1. Entre os pilotos em atividade, apenas Lewis Hamilton (104) e Max Verstappen (44) têm mais largadas na pole.

A declaração de Vasseur evidencia o delicado equilíbrio entre incentivar a autocrítica e preservar a confiança de um piloto que, apesar dos erros, segue sendo um dos mais velozes da Fórmula 1 em voltas lançadas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.