F1: Mudanças importantes no formato Sprint para 2026

A partir da temporada 2026 da Fórmula 1, os finais de semana de corrida com formato Sprint, terão uma modificação importante nas regras. Durante os eventos tradicionais, as equipes e os pilotos têm três sessões de treinos livres de uma hora cada, para ajustar os carros para a sessão de classificação e para o GP. No entanto, nos finais de semana com Sprint, o tempo de treino livre é reduzido para apenas uma sessão com duração de uma hora, com a classificação Sprint e a própria corrida Sprint ocupando os horários das sessões de TL2 e TL3.

Uma das dificuldades nos finais de semana Sprint, tem sido a gestão do tempo de treino, especialmente em caso de neutralização de uma sessão, como quando ocorre uma bandeira amarela ou vermelha, o que faz o tempo continuar correndo, dificultando a obtenção da configuração ideal do carro. Para resolver esse problema, durante uma reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor da FIA, realizada esta semana em Tashkent, Uzbequistão, foi aprovada uma alteração nas regras que permite que o relógio seja pausado quando a sessão de treino livre única no fim de semana Sprint for neutralizada. Essa modificação será implementada a partir da temporada de 2026, garantindo mais tempo para os pilotos e equipes ajustarem seus carros de maneira adequada.

FIA logo
Foto: XPB Images

A FIA explicou que, com a nova regra, o tempo de treino livre na primeira sessão de um evento Sprint, poderá ser estendido após uma bandeira vermelha, garantindo que as equipes tenham o tempo necessário para praticar e ajustar os carros.

Outras atualizações nas regras do formato Sprint também foram confirmadas, como a obrigatoriedade do uso de pneus médios para a primeira e segunda parte da classificação Sprint, além de dois conjuntos de pneus macios para a parte final, mesmo em caso de chuva. As mudanças visam garantir maior consistência e previsibilidade nas sessões.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.