F1: Mudança no assoalho para 2026 obriga McLaren a repensar conceito do carro

A McLaren admitiu que as mudanças no regulamento da Fórmula 1 para 2026 devem eliminar parte da vantagem técnica construída pela equipe nos últimos dois anos. O time de Woking afirmou que já “aceita” o impacto das novas regras, especialmente no que diz respeito aos assoalhos, ponto forte que foi muito apontado pelos especialistas técnicos principalmente em 2025.

A partir deste ano, os assoalhos planos deixarão de existir, sendo substituídos por soluções que exigem rake, diferença de altura entre a frente e a traseira do carro, conceito usado na geração de monopostos entre 2017 e 2021. A alteração representa uma quebra significativa em relação à era dos efeitos de solo iniciada em 2022. O designer Rob Marshall comentou como a McLaren encara esse novo cenário:

Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, Oscar Piastri, McLaren F1 Team, and the McLaren team celebrate after securing the Constructors Championship title
Foto: McLaren

“Em primeiro lugar, quando se trata de aerodinâmica, só posso falar por [diretor técnico de aerodinâmica] Peter Prodromou, que é o gênio nessa área”, disse Marshall à imprensa. “Creio que aceitamos o fato de que este é um carro totalmente novo. Houve algum aprendizado e elementos em que nos baseamos em carros anteriores, mas, na verdade, tudo é novo. Todo o funcionamento do piso é completamente diferente, toda a dianteira do carro é completamente diferente, as asas são completamente diferentes. Há pouca correlação direta, mas alguma inspiração no que aconteceu no passado.”

Segundo Marshall, apesar das mudanças, o impacto para os pilotos não deve ser extremo: “Os carros são um pouco mais estreitos em comparação [com 2025], mas não o suficiente para ter um efeito real em termos de sensação do carro para o piloto. Tem menos downforce, mas o piloto não sentirá muita diferença na distância entre os eixos. No entanto, será uma experiência diferente. Se isso mudará fundamentalmente as corridas, não tenho certeza, mas espero que seja um bom carro para dirigir.”

As alterações podem colocar um fim a um ciclo altamente vitorioso da McLaren. Após grandes atualizações em 2023, a equipe saiu do fundo do grid para se tornar dominante, culminando em 2025 com o MCL39 liderando a primeira metade da temporada e garantindo o título com Lando Norris, além da defesa do campeonato de construtores, algo que não acontecia desde 1991.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.