F1: Montoya acredita que Mercedes tem vantagem de até 4 segundos no momento

O ex-piloto de Fórmula 1, Juan Pablo Montoya, fez uma alegação surpreendente sobre a Mercedes, sugerindo que a equipe pode ter uma vantagem de velocidade ainda maior do que se pensava para a temporada de 2026. A Mercedes tem sido foco de atenção após rumores sobre o uso de uma brecha nos novos regulamentos de motores.

De acordo com Montoya, informações que chegaram até ele indicam que a Mercedes poderia ser de 3 a 4 segundos mais rápida do que os concorrentes, apesar de ter mostrado um desempenho mais comedido durante os testes em Barcelona, sem demonstrar todo seu potencial. O colombiano, vencedor de sete GPs na F1, afirmou que a equipe alemã pode estar escondendo sua verdadeira performance: “Eu ouvi dizer que eles não mostraram tudo. Eles podem ser muito mais rápidos”, afirmou Montoya no podcast AS Colombia.

Esse comentário surge após a Mercedes ter completado o maior número de voltas no teste de Barcelona, apesar de não ter marcado o tempo mais rápido. A equipe de Toto Wolff tem um novo motor, que segundo os regulamentos, é medido com uma taxa de compressão de 16:1 em temperatura ambiente. Porém, o motor funciona de maneira diferente e mais eficiente em temperaturas mais altas, o que levanta questões sobre uma possível exploração de uma brecha nas regras.

F1: Montoya acredita que Mercedes tem vantagem de até 4 segundos no momento
Foto: XPB Images

Embora a Red Bull Powertrains-Ford também tenha utilizado a mesma brecha, mas sem o mesmo resultado, a Mercedes ainda deve ser autorizada a continuar com seu motor, pelo menos por enquanto, já que a FIA e o presidente Mohammed Ben Sulayem têm dado apoio à equipe. Montoya também levantou dúvidas sobre o impacto dessa vantagem para as equipes clientes da Mercedes, como McLaren, Williams e Alpine, que também poderiam se beneficiar desse motor.

O colombiano sugeriu que, caso a Mercedes realmente tenha uma vantagem significativa, isso poderia resultar em um domínio semelhante ao de 2014, quando a equipe dominou a categoria com uma superioridade imbatível.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.