Nesta quinta-feira (29), a McLaren teve seu segundo dia de shakedown da Fórmula 1 em Barcelona encerrado antes do previsto após a identificação de um problema no sistema de combustível do MCL40. A falha foi detectada após a sessão da manhã e levou a equipe a interromper as atividades para uma investigação detalhada, visando preparar o carro para o último dia de testes amanhã.
Antes da interrupção, Oscar Piastri completou 48 voltas e registrou o quarto melhor tempo do dia, com 1m18s419. O australiano destacou a importância do retorno à pista com o novo carro e também comentou sobre o problema técnico: “Foi bom voltar à pista hoje, especialmente com o novo carro. Há muitos desafios este ano em todo o grid”, afirmou. “Tivemos um problema no sistema de combustível, que encurtou nosso dia, mas a equipe está trabalhando duro para resolver isso e voltar amanhã.”
Piastri também ressaltou que o MCL40 possui características bem diferentes das dos carros das últimas temporadas e, por isso, a equipe está constantemente fazendo ajustes. “Já identificamos algumas coisas que podemos tentar melhorar no carro para torná-lo um pouco mais agradável”, disse o piloto, projetando mais aprendizado no último dia de testes.

O diretor técnico de performance, Mark Temple, avaliou de forma positiva o início dos testes. Segundo ele, a equipe já tem uma boa compreensão do novo carro. O comportamento e dirigibilidade estão alinhados com o esperado: “Este é um shakedown e tem como objetivo nos ajudar a identificar quaisquer problemas para que possamos entendê-los e resolvê-los antes de ir para o Bahrein”, explicou.
Temple lamentou a perda do período da tarde, mas destacou que a decisão de desmontar o carro foi necessária para entender completamente a origem do problema no sistema de combustível. A McLaren encerra o shakedown de Barcelona nesta sexta-feira, com Lando Norris e Oscar Piastri dividindo as tarefas no volante.
