F1: Mesmo com crítica de Wolff, Antonelli deve permanecer na Mercedes em 2026

Kimi Antonelli seguirá como piloto da Mercedes em 2026, apesar das críticas públicas feitas por Toto Wolff após o GP da Itália. O jovem de dezenove anos enfrenta uma fase difícil em sua temporada de estreia na Fórmula 1, mas segundo informações de bastidores, não há qualquer ameaça imediata para sua vaga.

O chefe da Mercedes classificou a atuação do italiano em Monza como ‘abaixo do esperado’, em um raro momento de cobrança direta. Antonelli terminou apenas em nono, após receber uma penalidade de tempo durante a corrida, e já vinha de dois finais de semana marcados por acidentes nos treinos livres de sexta-feira.

A crítica chamou atenção justamente por Wolff ter sido até então um dos principais defensores da rápida promoção de Antonelli como substituto de Lewis Hamilton. Apesar disso, a expectativa é que o novato seja mantido ao lado de George Russell no próximo ano.

O início da temporada chegou a ser animador, com boas performances em sessões de classificação e até um pódio em P3 no Canadá. Porém, mudanças no sistema de suspensão traseira da Mercedes acabaram afetando sua confiança, e os resultados caíram desde então.

Andrea Kimi Antonelli (ITA) Mercedes AMG F1.
Foto: XPB Images

Para Nico Rosberg, ex-piloto da equipe, a postura de Wolff surpreendeu: “É uma decisão estranha, porque neste momento a única escolha é dar a Kimi o máximo de tempo possível, de forma calma, e isso significa também não criticá-lo publicamente. Normalmente, Toto é muito calculista nas suas declarações, talvez esteja tentando pressionar Kimi e sua família a adotar uma abordagem diferente”, disse o campeão na F1 em 2016.

Atualmente, Antonelli ocupa a oitava posição no campeonato de pilotos, 128 pontos atrás de Russell, quarto colocado. Mesmo assim, dentro da Mercedes prevalece a visão de que o italiano é um talento de longo prazo, que precisa apenas reencontrar consistência para confirmar o potencial que o levou tão cedo à Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.