A Mercedes expressou profunda tristeza pela morte de Hans Herrmann, ex-piloto da marca e uma das figuras mais emblemáticas da história da equipe. Herrmann faleceu na sexta-feira, 09 de janeiro, aos 97 anos. A equipe prestou homenagem ao veterano piloto através de suas redes sociais, destacando sua contribuição histórica para o automobilismo.
“Hans correu pela Mercedes na Fórmula 1 durante 1954 e 1955, tendo uma carreira brilhante e diversificada, com vitórias em Le Mans e na Targa Florio. Sempre será uma lenda da equipe. Descanse em paz, Hans”, publicou a equipe no Twitter, relembrando sua importância dele para a marca.
Herrmann, natural de Stuttgart, competiu na Fórmula 1 entre 1953 e 1961, passando por equipes como Mercedes, Maserati e BRM. Embora nunca tenha conquistado uma vitória em um GP de F1, ficou famoso por escapar ileso de vários acidentes graves, o que lhe rendeu o apelido de ‘Hans, o sortudo’. Sua melhor temporada na Fórmula 1 foi em 1954, quando terminou em 7º no campeonato de pilotos, mas sua trajetória com a Mercedes terminou após uma temporada difícil em 1955.
We’re deeply saddened by the passing of the legendary Hans Herrmann
Hans raced for @MercedesBenz in F1 during 1954 and 1955, enjoying a glittering and varied motorsport career with wins at Le Mans and the Targa Florio
Forever an icon of the Silver Arrows. Rest in peace, Hans
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) January 9, 2026
Fonte: X – Mercedes F1 Team
Após deixar a F1, Herrmann focou suas energias nas corridas de endurance, tornando-se um nome de destaque nas 24 Horas de Le Mans, onde participou de todas as edições entre 1953 e 1961. Em 1970, alcançou o auge de sua carreira ao conquistar a vitória geral em Le Mans, pilotando o Porsche 917K, ao lado de Richard Attwood. Essa vitória histórica foi a primeira vez que a Porsche venceu a prova.
Herrmann se aposentou logo após esse grande feito, mas continuou sendo uma figura respeitada no mundo do automobilismo até o fim de sua vida, deixando um legado eterno nas corridas.
