A temporada 2025 da Fórmula 1 caminha para um desfecho previsível no topo, com a McLaren próxima de confirmar o título de construtores após vencer doze das dezessete corridas realizadas até o momento. Porém, a luta logo atrás segue completamente em aberto e promete emoções até a última etapa.
O GP do Azerbaijão mexeu diretamente na tabela. Com um final de semana consistente, a Mercedes ultrapassou a Ferrari e assumiu o segundo lugar no campeonato, depois do P2 de George Russell e o P4 de Kimi Antonelli. Apenas quatro pontos separam as duas equipes, enquanto a Red Bull Racing, impulsionada pela vitória de Max Verstappen e pelo sexto lugar de Yuki Tsunoda, aparece dezoito pontos atrás, pronta para entrar na briga.

A disputa acirrada também movimentou a torcida. Em uma enquete promovida pelo portal RacingNews365, a Mercedes foi a mais votada para terminar o ano em segundo lugar, mas a diferença para a Red Bull foi mínima: apenas 0,31%. Já a Ferrari foi vista como a menos provável de conquistar a vice-liderança.
Com sete etapas para ainda serem disputadas este ano, a indefinição promete manter a rivalidade entre Mercedes, Red Bull e Ferrari como um bom atrativo na reta final da temporada, ao lado da disputa pelo título de pilotos, que deve ficar entre Lando Norris e Oscar Piastri, a menos que Verstappen consiga repetir o domínio demonstrado nas duas últimas corridas, e passe a ameaçar seriamente a dupla da McLaren.
