F1: Mercedes coleta quase 1.600 km de dados em testes pós-temporada

A Mercedes concluiu nesta terça-feira (9) os testes pós-temporada em Abu Dhabi, colocando na pista Kimi Antonelli e o piloto reserva Fred Vesti. Cada um teve funções distintas no programa: Antonelli comandou o carro de testes dedicado ao programa da Pirelli para 2026, enquanto Vesti participou do teste para jovens pilotos utilizando um W16 equipado com os compostos atuais.

Antonelli teve a missão de avaliar os pneus e simular alguns dos novos elementos previstos para o regulamento de 2026, incluindo recursos de aerodinâmica ativa. Ele completou 156 voltas no circuito de Yas Marina. O italiano afirmou que “tudo correu muito bem” e que a equipe recolheu “dados valiosos sobre os pneus de 2026 que serão importantes antes da próxima temporada”. Ele também destacou o esforço coletivo da equipe.

Andrea Kimi Antonelli (ITA) Mercedes AMG F1 W16.
Foto: XPB Images

Vesti completou 145 voltas utilizando os compostos de 2025. Ele avaliou o dia como positivo, mencionando que “foi a maior rodada que já fez em um carro de F1 em um único dia” e que o trabalho em oito conjuntos de pneus permitiu concluir todo o cronograma previsto.

O diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, classificou o dia como extremamente produtivo. Segundo ele, Antonelli ajudou a equipe a ter “uma primeira olhada nos compostos de 2026”, além de fornecer dados importantes ao pilotar com níveis reduzidos de downforce para simular as características do carro do próximo ano.

Ao todo, a Mercedes acumulou quase 1.600 km de testes concluindo a última atividade oficial dos carros turbo-híbridos e do atual regulamento de efeito solo, antes da chegada da nova geração da Fórmula 1 em 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.