F1: Mekies reconhece riscos da Red Bull com motor próprio em 2026

A Red Bull se prepara para um cenário de incertezas em 2026: além do novo regulamento da Fórmula 1, a equipe apostou alto no desenvolvimento de um motor próprio, em parceria com a Ford. O projeto, que está em fase final de preparação e deve estrear na pista já no próximo mês, foi descrito internamente como um desafio sem precedentes.

O chefe da equipe austríaca, Laurent Mekies, não escondeu o tamanho do risco envolvido. “Já dissemos muitas vezes, a decisão de fazer sua própria unidade de potência, no nosso caso com o apoio da Ford, é a decisão mais louca que alguém pode tomar”, afirmou à imprensa. “Foi uma decisão louca, provavelmente uma decisão que apenas a Red Bull pode tomar.”

LUSAIL CITY, QATAR - NOVEMBER 30: Max Verstappen of the Netherlands driving the (1) Oracle Red Bull Racing RB21 on track during the F1 Grand Prix of Qatar at Lusail International Circuit on November 30, 2025 in Lusail City, Qatar. (Photo by Clive Mason/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202511300387 // Usage for editorial use only //
Foto: Red Bull Content Pool

Segundo Mekies, a complexidade do projeto fica evidente ao comparar a experiência da Red Bull com a de fabricantes tradicionais. “Começamos neste campo, agora temos um prédio, temos os dinamômetros, temos 600 pessoas e vamos tentar lutar contra pessoas que fazem isso há 90 anos”, explicou. Ainda assim, ele destacou o espírito que motivou a escolha: “Amamos o desafio; amamos essa ideia. É muito Red Bull, muito orgulhoso de fazer isso com a Ford.”

Mekies também deixou claro que não espera que a nova unidade de potência seja a referência logo nos primeiros testes. “Seria ingênuo pensar que vamos chegar ao topo imediatamente”, disse. Ele também alertou para o período de adaptação que virá pela frente: “Sabemos que teremos alguns meses muito, muito difíceis.”

Mesmo diante das dificuldades previstas, a Red Bull mantém o objetivo de seguir como candidata ao título mundial na próxima temporada. Para Mekies, o esforço faz parte do pacote: “Muitas noites sem dormir, algumas dores de cabeça, mas também faz parte do privilégio de estar associado a esse tipo de desafio”, concluiu ele.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.