Laurent Mekies, chefe da Red Bull Racing, destacou a evolução de Yuki Tsunoda após o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, onde o piloto japonês conquistou a sexta posição, seu melhor resultado desde que se juntou à equipe este ano.
“Eu acho que foi a melhor corrida dele conosco este ano”, afirmou Mekies. “Ele foi forte na sessão de classificação e também na corrida. Às vezes, estava apenas dois, três ou quatro décimos atrás de Max (Verstappen), que estava em outro nível, e mesmo assim conseguiu manter o ritmo. Foi muito bom”, disse ele.
Tsunoda terminou à frente de Lando Norris da McLaren e mostrou ritmo consistente no circuito de Baku, sem precisar se defender intensamente, o que reforçou a validade de seu desempenho. Mekies comentou: “Não foi apenas o melhor resultado, mas também o melhor ritmo de corrida com a gente. Isso era o mais importante para nós e estou muito feliz por ele”, acrescentou.

O progresso do japonês tem sido fruto de dedicação nos bastidores, ao contrário do que afirmou o antigo chefe da AlphaTauri (atual Racing Bulls) Franz Tost, que havia criticado a postura do piloto. Mekies continuou: “Yuki trabalha muito. Nunca se esquivou do trabalho duro. Após o momento difícil em Budapeste, ele voltou direto para o simulador com a equipe, em vez de tirar férias. Essa é a abordagem dele em todos os finais de semana, e é ótimo ver que isso mostra progresso”, finalizou o chefe da Red Bull.
Com esse avanço, a Red Bull Racing deve analisar cuidadosamente o futuro de Tsunoda para 2026, em meio a decisões sobre quem será o companheiro de Verstappen no próximo ano.
