O final da temporada 2025 da Fórmula 1, foi marcado por uma impressionante recuperação da Red Bull Racing, que quase garantiu a Max Verstappen seu quinto título consecutivo. Laurent Mekies, chefe da equipe, fez questão de enaltecer os esforços dos membros da equipe que contribuíram para essa grande recuperação, que aconteceu após um período de dificuldades.
Apesar de um início de temporada complicado e uma queda na classificação, que deu espaço para McLaren brilhar no topo, a equipe de Milton Keynes conseguiu reagir com força no final da temporada. No GP da Holanda, em agosto, Verstappen estava 104 pontos atrás na classificação, mas conseguiu uma sequência impressionante de 10 pódios consecutivos, incluindo seis vitórias, ficando a apenas dois pontos de conquistar o quinto título.
Mekies atribui a recuperação ao esforço conjunto de cerca de 2.000 pessoas na fábrica de Milton Keynes, que segundo ele, nunca desistiram, independentemente das dificuldades enfrentadas: “O crédito por essa recuperação é muito simples, pois são 2.000 pessoas que você nunca vê, mas estão em Milton Keynes, que simplesmente não quiseram desistir”, afirmou Mekies. “Não importava o quão difícil fosse a primeira parte da temporada, nem como as mudanças no meio do ano foram difíceis de digerir. Eles não quiseram desistir, e isso levou à virada histórica”, disse ele.
Além disso, a equipe continuou a desenvolver o carro durante a temporada, ajustando a configuração para fornecer a Verstappen as melhores condições possíveis para disputar o título. Embora nem todas as escolhas tenham dado certo, Mekies defendeu a abordagem arriscada adotada pela Red Bull.

“Eles desbloquearam um pouco de performance, e isso levou a mais riscos. Caímos várias vezes. Tenho certeza que vocês lembram de Budapest, lembram da sessão de classificação no Brasil. Você não assume riscos sem consequência. Nada é de graça. Mas quando você cai, se levanta e adora a forma como está correndo, e todos estão no mesmo barco, Max, os 2.000 pessoas da equipe, os nossos acionistas”, acrescentou.
Mekies concluiu dizendo que a chave do sucesso da Red Bull foi a união e a determinação de todos os envolvidos: “O segredo está em um grupo unido que simplesmente não quer desistir”, finalizou o chefe da Red Bull Racing.
