F1: “Me recuso a sair da Ferrari sem um título”, afirmou Hamilton

Em meio a uma temporada desafiadora com a Ferrari, Lewis Hamilton afirmou que vem desempenhando um papel ativo no desenvolvimento do novo carro para a temporada 2026 da Fórmula 1. O britânico, que ainda não subiu ao pódio em GPs nas doze corridas realizadas este ano com o SF-25, afirmou que está determinado a não repetir o destino de campeões anteriores que passaram por Maranello sem conquistar um título mundial.

Durante o intervalo de três semanas entre etapas, Hamilton se reuniu diversas vezes com os principais nomes da equipe em Maranello, incluindo John Elkann, Benedetto Vigna e Frédéric Vasseur. Nessas reuniões, ele discutiu mudanças estruturais e técnicas, além de entregar relatórios detalhados com suas impressões e sugestões.

“Estive na fábrica por duas semanas, alguns dias em cada uma”, afirmou o heptacampeão. “Realizamos reuniões para revisar a corrida anterior, identificar o que precisa ser mudado e discutir o futuro. Sentei com os chefes de cada departamento, falando sobre motor, suspensão dianteira, suspensão traseira… Tudo para garantir que os problemas que tenho hoje não se repitam no carro do ano que vem.”

Hamilton disse ter entregue três documentos técnicos à equipe desde o início da temporada, destacando pontos que precisam ser mantidos e, principalmente, aspectos que devem ser corrigidos no projeto futuro.

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari in the FIA Press Conference.
Foto: XPB Images

O piloto acredita que a Ferrari possui enorme potencial, mas que nem todas as engrenagens estão funcionando da forma ideal: “É uma organização enorme, com muita paixão, mas algumas áreas ainda não estão operando como deveriam. Por isso estou aqui para desafiar cada setor, especialmente quem toma as decisões lá em cima.”

Hamilton mencionou nominalmente campeões como Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Sebastian Vettel, que não conseguiram levar a Ferrari de volta ao topo da Fórmula 1: “Todos eles campeões, mas nenhum conquistou um título aqui. Eu me recuso a sair com o mesmo desfecho. Por isso estou indo além, fazendo tudo o que posso”, acrescentou.

Ciente de que o tempo joga contra ele, Hamilton acredita que sua experiência em outras grandes equipes pode ajudar a mudar o rumo da Ferrari: “Se você percorre sempre o mesmo caminho, vai ter os mesmos resultados. Estou desafiando certas coisas. A equipe tem respondido muito bem. Estou aqui para vencer. Acredito de verdade no potencial desta equipe e que ela pode ganhar vários campeonatos no futuro. Mas no meu tempo aqui, esse é o meu único objetivo”, completou o experiente piloto britânico.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.