Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren, comentou que os problemas recentes nos pit stops continuam sendo uma preocupação em meio à disputa do campeonato mundial de Fórmula 1.
Lando Norris sofreu duas paradas lentas em dois finais de semana consecutivos. Em Monza, uma dificuldade na roda dianteira esquerda custou quase seis segundos, enquanto em Baku, no Grande Prêmio do Azerbaijão, a equipe voltou a enfrentar problemas, resultando em um pit stop de 4,1 segundos.
O britânico largou em sétimo e não conseguiu ganhar posições. O seu companheiro de equipe e líder do campeonato, Oscar Piastri, abandonou logo na primeira volta após um acidente. Um fim de semana claramente difícil para a equipe papaya.
Com o resultado, Norris passou a ter 25 pontos de desvantagem em relação a Piastri.
Apesar disso, Stella comentou que o pit stop em si não alterou o resultado da corrida, apontando que o maior problema foi o ritmo do carro.
“O pit stop em si não fez diferença, porque acabaríamos praticamente na área do (Charles) Leclerc”, disse à Sky Sports. “Para mim, a principal conclusão foi que o carro não era rápido o suficiente. Com um carro mais veloz, acredito que poderíamos ter ultrapassado, encontrar ar limpo e, nesse cenário, utilizar todo o potencial.”
Ele também ressaltou que a McLaren segue analisando as paradas nos boxes e pretende melhorar: “Vimos que as disputas estão ficando mais apertadas, então o impacto de um pit stop se torna cada vez mais relevante. É uma área na qual já concentramos nossos esforços, mas precisamos continuar trabalhando. Cada décimo conta para o campeonato.”
Além disso, Stella também demonstrou preocupação com a evolução da Red Bull. Max Verstappen venceu de forma dominante nas duas últimas etapas da Fórmula 1, no Grande Prêmio de Monza e do Azerbaijão.
De acordo com o apresentador da Sky Sports F1, Simon Lazenby, o chefe da Red Bull, Laurent Mekies, compartilha da mesma avaliação de Stella em relação ao impacto da atualização.
Ainda assim, após a corrida, Mekies deixou claro que sua equipe não está voltada para a tabela de pontos, mas o seu foco principal está em extrair o máximo de desempenho do carro.
Nas últimas corridas, Verstappen conquistou 68 pontos, recolocando a Red Bull na disputa do campeonato.
