F1: McLaren pode conquistar título de construtores já no GP do Azerbaijão

A Fórmula 1 chega a Baku neste fim de semana com a McLaren diante de uma oportunidade histórica. A equipe de Woking pode confirmar o bicampeonato do Mundial de Construtores já neste domingo, caso os resultados do GP do Azerbaijão favoreçam seus pilotos Oscar Piastri e Lando Norris.

No momento, a McLaren soma 617 pontos, enquanto a Ferrari, vice-líder, está 337 pontos atrás. Com nove etapas restantes, ainda há 389 pontos em jogo. Para levantar a taça de forma antecipada, a equipe precisa abrir mais nove pontos de vantagem sobre a Ferrari e garantir que a Mercedes não diminua a diferença em mais de 12 pontos.

O cenário mais simples para sacramentar o título seria uma dobradinha de Piastri e Norris. Nesse caso, pouco importaria o resultado de Ferrari e Mercedes. Outra possibilidade é um dos pilotos vencer e o companheiro fechar o pódio. Até mesmo uma segunda e terceira posições podem bastar, desde que nem Charles Leclerc nem Lewis Hamilton conquistem a primeira vitória da Ferrari em 2025.

(L to R): Pole sitter Oscar Piastri (AUS) McLaren in qualifying parc ferme with second placed team mate Lando Norris (GBR) McLaren.
Foto: XPB Images

Há também combinações mais apertadas. Caso Norris e Piastri terminem em terceiro e quarto, a McLaren só precisa evitar que Ferrari ou Mercedes façam uma dobradinha. Se um chegar em segundo e o outro em quarto, a taça também viria, mas somente se os carros da Ferrari não forem além da quinta colocação e apenas um dos Mercedes subir ao pódio.

O problema para os papayas é a posição de largada. A classificação foi caótica e prejudicou a estratégia da equipe. Piastri bateu durante a Q3 e larga apenas em nono, enquanto Norris ficou com o sétimo lugar. Já as Ferrari também enfrentaram dificuldades: Leclerc bateu e parte da décima posição, enquanto Hamilton sequer avançou para a Q3 e larga em 12º.

Por outro lado, a Mercedes tem boas chances de atrapalhar os planos da McLaren. Kimi Antonelli larga em quarto e George Russell em quinto, cenários que podem dar à equipe alemã mais de 12 pontos a mais do que os rivais, algo que atrasaria a confirmação do título.

Oscar Piastri (AUS) McLaren MCL39 passes team mate Lando Norris (GBR) McLaren MCL39 at the start of the race.
Foto: XPB Images

Apesar disso, o chefe da equipe, Andrea Stella, deixou claro que a McLaren não pretende aliviar na disputa interna mesmo se o campeonato de construtores for confirmado. “A abordagem para o título de pilotos não vai mudar. Isso não depende do campeonato de construtores. O modo como corremos depende de nossos princípios e dos valores que representamos como McLaren Racing”, afirmou em Baku.

Com isso, a equipe chega ao GP do Azerbaijão pronta para tentar garantir mais um título antecipado na Fórmula 1, mas sabendo que o desafio será equilibrar riscos, estratégias e a rivalidade crescente entre seus dois pilotos que ainda brigam pelo campeonato de pilotos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.