F1: McLaren perde terreno e Norris alerta sobre ritmo inferior à Red Bull

Apesar do desempenho abaixo do esperado da McLaren no GP do Azerbaijão, Lando Norris saiu em defesa da equipe e reconheceu as limitações do carro em circuitos de baixo downforce. A corrida, que também teve o abandono de Oscar Piastri, acabou adiando a comemoração do segundo título consecutivo de construtores para o time de Zak Brown.

Com o resultado, o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, conquistou um grand chelem e reduziu a vantagem de Piastri na liderança para 69 pontos. Além disso, nas últimas duas etapas, a McLaren demonstrou dificuldades para competir com a Red Bull, especialmente em pistas que exigem menos downforce.

Norris apontou que o MCL39 ainda apresenta pontos fracos nessas condições de pista. “Não acho que houve grandes dificuldades, acho que no ritmo máximo, ainda não ficamos mal”, afirmou o britânico à imprensa. “Fomos rápidos nos treinos livres 1, 2 e 3, e assim por diante. Acho que foi um qualificatório normal, sim, houve condições complicadas, a chuva fraca e ser o primeiro a sair para a pista, tudo isso se somou para piorar o fim de semana.”

Lando Norris (GBR) McLaren MCL39.
Foto: XPB Images

Norris também destacou que, com uma melhor posição de largada, o resultado poderia ter sido diferente. “Se eu tivesse largado em segundo, teria terminado em segundo. Não tínhamos o ritmo da Red Bull, isso era muito claro, e apenas nas pistas de baixo downforce, ainda parecemos ter dificuldades.”

Apesar dos obstáculos, o piloto reforçou a confiança na equipe. “Ainda temos a confiança de que precisamos e podemos ser rápidos, simplesmente não conseguimos repetir isso com a frequência necessária e com a frequência da Red Bull. Tivemos uma temporada incrível, não me interpretem mal, mas claramente temos coisas que não são boas o suficiente e temos que continuar trabalhando”, fiinalizou.

Norris é o segundo colocado no campeonato de pilotos, 25 pontos atrás de Piastri, que vê sua liderança começar a ser ameaçada após meses de certa tranquilidade.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.