F1: McLaren liga carro de 2026 pela primeira vez antes dos testes

A McLaren concluiu com sucesso a primeira ignição do seu carro de 2026, dando um passo importante na preparação para a nova temporada da Fórmula 1. Com o início dos testes de pré-temporada marcado para Barcelona na próxima semana, a equipe de Woking deu vida ao seu novo MCL40 dentro da fábrica na sexta-feira, conforme revelou o portal The Race.

O procedimento contou com a presença do chefe de equipe Andrea Stella, que acompanhou a equipe técnica da McLaren e representantes da fornecedora de motores Mercedes durante as verificações iniciais. A operação confirmou que a McLaren conseguiu manter o cronograma para ter o carro pronto antes da abertura dos testes coletivos.

A conquista surge após uma campanha histórica em 2025, quando a McLaren disputou o título até a última etapa em Abu Dhabi, conquistando o campeonato de construtores e o campeonato de pilotos com Lando Norris, que levou sua primeira coroa na categoria. O resultado marcou também o primeiro título da McLaren no Mundial de Pilotos desde 2008.

Mesmo lutando pelo campeonato até o fim, a equipe precisou equilibrar o desenvolvimento do carro de 2025 com o projeto profundamente diferente do modelo de 2026, que seguirá o novo regulamento técnico da Fórmula 1, incluindo nova distribuição de potência entre componentes elétricos e o motor a combustão.

Ainda não há data confirmada para a apresentação pública do MCL40, que será conduzido por Lando Norris e Oscar Piastri. A McLaren planeja revelar o carro em um evento no Bahrein no dia 9 de fevereiro, apenas dois dias antes do início dos testes oficiais no mesmo país.

Antes disso, a McLaren participará do teste privado em Barcelona entre 26 e 30 de janeiro. As equipes podem participar por três dos cinco dias programados.

Ao final da última temporada, Stella demonstrou plena confiança na capacidade técnica do time para enfrentar o novo ciclo regulatório. “Este é um dos departamentos técnicos mais fortes dos quais já fiz parte na minha carreira, 26 anos na F1”, afirmou o italiano. Ele completou dizendo que, embora as regras mudem, a qualidade da metodologia e do desenvolvimento permanece. “O modo de trabalho, os padrões e a abordagem para os objetivos técnicos seguem para o futuro. Isso nos deixa otimistas para a temporada de 2026”, disse Stella.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.