F1: McLaren fecha testes com boa performance e foco em Melbourne

A McLaren fechou os testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein com um saldo positivo, refletido tanto pelos resultados na pista quanto pela análise detalhada do desempenho do carro. Lando Norris e Oscar Piastri expressaram otimismo após os dias de teste, embora ambos tenham destacado áreas que ainda precisam de evolução.

Norris, que completou 47 voltas no último dia de testes nesta sexta-feira (20), comentou sobre um pequeno problema no chassi identificado durante a pausa para o almoço. O contratempo atrasou a programação da tarde, o que impediu a equipe de realizar a simulação de corrida completa planejada. No entanto, Norris destacou que ainda foi possível fazer um bom trabalho na pista, com destaque para o treino de largada ao final do dia: “No geral, foram dias consistentes de testes. Aprendemos muito sobre as novas regulamentações e como extrair desempenho dos carros, especialmente com as novas unidades de potência”, disse Norris. Ele também fez questão de agradecer à equipe pelo esforço, garantindo que a McLaren está bem preparada para o GP da Austrália, que abre a temporada em 08 de março.

Piastri, que completou 66 voltas, também se mostrou satisfeito com o progresso da equipe ao longo da pré-temporada: “Foram três dias muito produtivos esta semana no Bahrein. Aprendemos muito sobre esses novos carros, e me sinto em um bom lugar para a estreia em Melbourne”, disse o australiano. Piastri, que disputará seu ‘GP de casa’ em Melbourne, afirmou estar ansioso para correr com o MCL40, destacando o esforço coletivo da equipe que possibilitou chegar a esse ponto.

Oscar Piastri (AUS) McLaren F1 Team MCL40.
Foto: XPB Images

Andrea Stella, chefe da equipe, também reforçou o trabalho bem-sucedido durante os testes, especialmente no que se refere à confiabilidade do MCL40. Ele destacou que o carro passou por uma avaliação rigorosa de todos os sistemas e que a equipe conseguiu extrair cada vez mais desempenho a cada dia de testes: “Cada dia conseguimos adicionar mais performance, o que é muito positivo. Agora temos uma visão clara do potencial do carro enquanto entramos nesta nova era da Fórmula 1”, afirmou Stella.

Ciente dos desafios trazidos pelas novas regulamentações, a equipe britânica também se preparou para dar aos pilotos as ferramentas necessárias para otimizar o desempenho, especialmente no gerenciamento da unidade de potência, que se mostrou uma das áreas mais exigentes nesta temporada. Com uma base sólida e muita informação extraída dos testes, a McLaren está focada no desafio da primeira corrida, em Melbourne, onde espera continuar seu progresso rumo a uma temporada competitiva.